sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse. O sistema nervoso, juntamente ao sistema endócrino, são os principais reguladores da homeostase corpórea.
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. ... As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano.
Mecanismos homeostáticos Os mecanismos que controlam temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos e concentração de elementos no sangue são as principais ferramentas utilizadas para manter o equilíbrio fisiológico.
Estar em equilíbrio térmico com o meio significa estar a mesma temperatura que esse meio. Não há, nessa situação, transferência de calor (que só ocorre quando há diferença de temperatura). Aves e mamíferos não estão em equílibrio térmico com o ambiente, pois apresentam temperaturas diferentes do meio em que vivem.
Resposta: O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.
O corpo de todos os organismos possui um meio interno separado do ambiente externo. ... A água total do organismo (ATO) está dividida em dois compartimentos: no líquido intracelular (LIC) que corresponde à 2/3 da ATO e o líquido extracelular (LEC), que corresponde aos 1/3 restante.
Nós devemos manter a temperatura corporal porque quando a mesma passa dos 37°C ocorrerá a hipertermia, que conhecemos como febre. Quando a temperatura d corpo estiver abaixo de 35°C acontece a hipotermia, o que acontece com as pessoas que moram em lugares muito frio.