A glândula tireoide tem dois tipos principais de células: Células foliculares. Utilizam o iodo do sangue para produzir hormônios tireoidianos, que ajudam a regular o metabolismo.
Ela é responsável pela produção de dois importantes hormônios: a TIROXINA (T4) e a TRIIODOTIRONINA (T3) que têm participação importante na regulação dos órgãos, acelerando ou reduzindo a função desses conforme a necessidade.
A tireoide tem como função produzir, armazenar e liberar hormônios circulação sanguínea. Os principais hormônios produzidos pela tireoide são os triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) e a calcitonina. Esses hormônios controlam o metabolismo e equilíbrio entre todos os sistemas do corpo (homeostase).
Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.
Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide. Exame de T4: serve para avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre.
A pessoa fica em jejum por cerca de quatro horas no caso da medição do TSH e, no mínimo, por três horas para o T4. Depois, o técnico colhe uma amostra de sangue e envia para análise no laboratório.
“Quem tem hipotireoidismo, por exemplo, e precisa periodicamente dosar o T4 livre e TSH, pode fazer o exame em qualquer horário do dia e sem estar de jejum. Nesse caso, o paciente se alimentar normalmente, pois o jejum não fará diferença no resultado do exame.