Que aspecto Adorno questionou? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Observa-se que Adorno critica uma transcendência fora da relação sujeito ↔ objeto. Essa crítica pode ser observada na tese de Adorno (2001a) sobre Kant. Com isso, o estatuto do conceito kantiano é questionado, pois a materialidade das ideias não pode ser suprimida. O espírito kantiano é material.
Qual a teoria de Adorno?
Adorno acredita que a cultura da sociedade capitalista impõe um mecanismo de construção da heteronomia (ou seja, a sujeição do individuo à vontade de terceiros), fazendo o homem ser igual ao coletivo e perder, assim, sua individualidade.
Quem são os autores de Dialética do Esclarecimento fragmentos filosóficos?
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. (1985), Dialética do Esclarecimento.
O quê Adorno e Horkheimer defendiam?
Adorno e Horkheimer defendiam, contudo, que o aspecto emancipatório da razão foi deixado em segundo plano em favor da razão instrumental, que buscava o domínio técnico-científico da natureza, incluindo a natureza interior do homem e do mundo social. A indústria cultural seria produto dessa razão instrumental.