Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
Este poema é composto por uma única estrofe com dez versos (décima), sem rimas ou sílabas métricas. O que chama muito à atenção neste poema é a repetição de palavras.
NO MEIO DO CAMINHO A) Quais são as pedras no meio do caminho da trajetória profissional das mulheres brasileiras: ( ) Intolerância ( ) Preconceito ( ) Oportunidades ( ) Reconhecimento ( ) Discriminação ( )Parceria ( ) Silenciamento OBS: pode marcar mais de uma ME AJUDEM PFV.
Se pensarmos que a “pedra do meio do caminho” limita nossa possibilidade de sermos mais felizes, mais realizados como pessoas, podemos dizer que esta pedra atrapalha nossa vida, limita nossa possibilidade de termos 'mais vida'. Neste sentido ela pode ser um sinal de morte.
O poema No Meio do Caminho é uma das obras-primas de autoria do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Os versos, publicados em 1928 na Revista de Antropofagia, abordam os obstáculos (pedras) que as pessoas encontram na vida.
Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".
Podemos apontar que o cenário que se propõe ao leitor do poema trata-se de um impedimento real ao prosseguimento. Essa pedra que o mesmo aponta é de cunho figurativo, algum obstáculo enfrentado em sua vida, mas também poderia ser algo literal.
No poema, ambas as palavras-chave ("pedra" e "caminho") representam respectivamente "empecilhos" e "vida"; logo, foram empregadas no sentido c) figurado (conotativo).
“Tinha UMA pedra no meio do caminho” A palavra grifada nesse verso se classifica como: A – Pronome Indefinido D – Adjetivo.
Do ponto de vista linguístico, não há nada de errado. Sob a ótica da gramática normativa, no entanto, há um erro grave. É que não se pode usar o verbo ter como verbo impessoal. Para a norma padrão, o correto seria: havia uma pedra no meio do caminho.
adjetivo Cansado; que está exausto; que sente fadiga ou cansaço; que acabou por se fatigar: tinha o corpo fatigado.
adjetivo Que está repleto de fadiga (cansaço); cansado.
fatiga s.f. Cansaço que é consequência de um trabalho ou de uma atividade exaustiva; esgotamento: fatiga emocional ou... fadiga s.f. Sensação penosa causada pelo esforço ou pelo trabalho intenso. Trabalho excessivamente cansativo; estafa ou... fatigado adj.
Significado de Prudente adjetivo Que expressa prudência; com precaução e sensatez; cauteloso. Que se esquiva do perigo; que demonstra cautela; ajuizado: ela não foi prudente e perdeu todo o dinheiro no jogo.
De um modo geral, a pessoa prudente é capaz de evitar perigos desnecessários agindo de modo cauteloso. O prudente age de modo sensato, com paciência. Via de regra, é ponderado e calmo.
adjetivo Que pode ser alvo de benquerer; que recebe estima; que é estimado por muitas pessoas; estimado: sempre foi um professor benquisto na escola. Bem julgado; respeitado ou bem-visto. Etimologia (origem da palavra benquisto). Part. de benquerer.
Bem-quisto Do verbo bem-querer, é a forma incorreta do particípio passado. O certo é "bem-querido". Desejar o bem a algo ou alguém.
Não, não é correto utilizar o termo "quisto" nessa frase. O vocábulo "quisto" não se trata de uma conjugação verbal do verbo "querer, mas sim de um adjetivo, que significa "querido" ou "desejado". Além disso, o "quisto", enquanto substantivo, é sinônimo de "cisto" e se trata de um tipo de tumor benigno.
Significado de Quisto substantivo masculino Tumefacção anormal com conteúdo líquido; ciste. Etimologia (origem da palavra quisto). Do grego kystys.