Em um hectare é possível cultivar mil pés de maracujá utilizando 25 gramas de semente, que custam cerca de R$ 200, o que é considerado um retorno garantido. “A média nacional de produção de maracujá gira em torno de 14 toneladas por hectare.
Abertura e Enchimento de Covas Devem ser feitas covas com 40 cm de largura, 40 cm de comprimento e 40 cm de profundidade. Ao fazer a cova, deve- se separar a terra, colocando a parte de cima para um lado e a de baixo de outro.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
Cuidados gerais com a muda O pé de maracujá deve ficar em local que incida, pelo menos, de 5 a 6 horas de sol pleno. A temperatura ideal de cultivo situa-se entre 20 a 35 °C. Não pode faltar água durante o crescimento até chegar à fase adulta, período em que a planta resistirá por mais tempo sem água.
O maracujazeiro requer um solo bem adubado, drenado e leve. Garanta que o solo desta planta não tenha excesso de humidade pois pode ser prejudicial para o seu crescimento e desenvolvimento. Quanto à rega, regue apenas quando o solo tiver seco e não exagere na quantidade.
Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
O ciclo da mamangava Ou seja, a partir do nascimento, a rainha as alimentarão, nutrindo-as com alimentos como pólen e néctar. A partir do surgimento das operárias, é hora de a rainha abandonar suas atividades de campo.
A característica peculiar da flor torna a mamangava uma das poucas espécies capazes de cumprir a função como polinizadora e uma das raras visitantes compatíveis com o tamanho de certas espécies de flores.
"Cáustica, ardente e impiedosa, como se alguém usasse uma furadeira para cortar uma unha encravada ou jogasse um copo de ácido clorídrico num corte da pele" – assim o Justin Schmidt descreve a picada das vespas conhecidas como formiga-feiticeira ou formiga aveludada. O topo da classificação.