Até o momento, não há informações precisas sobre quantos gramas exatamente um bebê perde ao nascer. Alguns podem perder um pouco e outros tendem a perder mais. Assim, embora não haja nenhuma percentagem precisa, é possível falar somente sobre gamas de probabilidades. Os recém-nascidos perdem entre 5% e 7% do peso.
O peso de um bebê geralmente varia de 2,600kg a 4,000kg. Mas pode nascer de parto vaginal se ele passar de 4,000kg? Sim! O peso como fator isolado não é o suficiente para indicação de cesárea e não aumenta as chances de laceração.
Bebê que mama só um pouquinho também não engorda. Para contornar este problema podemos esvaziar o bico e a aréola da mama em que se vai colocar a criança (ver de dicas de ordenha e peito cheio) e deixar que a criança mame o leite que tem mais viscosidade e é mais opaco, o “segundo leite”! Leite que engorda !
Um mito que é muito conhecido é que o bebê não engorda porque o leite da mãe é fraco. NÃO existe leite materno fraco. Cada mãe produz o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa. O organismo da mulher só precisa regular a quantidade de leite nos primeiros dias depois do parto.
Para manter a qualidade do leite e a energia da mamãe, é recomendado continuar com o uso de polivitamínicos. “A suplementação usada na gravidez traz bom balanceamento de oligominerais e vitaminas. O que for necessário será absorvido pelo organismo, o que não for será excretado”, diz o médico.
O organismo gasta mais calorias que o normal Outro efeito da amamentação sobre o corpo da mulher é que, por algum tempo, será mais fácil perder peso. Isso acontece porque a produção de leite gasta muita energia do organismo materno, queimando cerca de 200 a 500 calorias a mais por dia.
A queda de cabelo durante a amamentação ou no pós-parto é algo normal. As causas do enfraquecimento e perda dos fios são variadas, mas geralmente tem a ver com o enfraquecimento do organismo e transmissão de vitaminas da mãe para o bebê.