As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.
Uma forma fácil de verificar a existência ou não da crase em diversas situações é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino e verificar se haverá ou não a presença da preposição a contraindo com o artigo definido a.
Porém, se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto ou se você quer aperfeiçoar ainda mais esse conhecimento, fizemos mais uma explicação para sanar todas as suas dúvidas restantes. Veja:
À noite é uma locução adverbial de tempo. É escrita obrigatoriamente com acento grave indicativo de crase, tal como acontece em outras locuções adverbiais:
Outra forma de verificar a existência ou não da crase é pela substituição da preposição a por outra preposição, como de ou em, verificando se a preposição se mantém igual ou se também contrai.
Antes de palavras femininas em construções frásicas com substantivos e adjetivos que pedem a preposição a e com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a,…
Meu Redator tem ajudado diversas empresas a crescer por meio da produção criativa de conteúdo. Somos especialistas em SEO e conteúdos desenvolvidos para gerar tráfego no Google. Deixe a Fantástica Fábrica de Conteúdo lhe apresentar resultados mágicos.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você, assim como os demais textos que fizemos no nosso Manual de Ortografia. Falando nele, aproveita para dar uma passadinha lá e conferir as últimas novidades.E se você quer se tornar um redator freelancer do Meu Redator, não deixe de se inscrever neste link para ter chances de ser chamado para fazer jobs conosco. Até mais!
A locução adverbial à noite não deve ser confundida com a construção a noite, em que o a é um artigo definido que determina o substantivo noite:
Veja bem: à noite é um período de tempo que pertence a uma dada parte do dia, tudo bem? Logo, quando o sentido da frase indicar que estamos usando “noite” nesse intuito, a crase sempre vai aparecer, uma vez que temos um adjunto adverbial de tempo. Analise esses exemplos:
Antes da palavra casa: Ocorre crase apenas quando a palavra casa está determinada com um adjunto adnominal. Sem a determinação de um adjunto adnominal não há crase.
Nota: Ocorre crase caso se especifique os substantivos femininos no plural através da utilização do artigo definido às: Este artigo se refere às pessoas idosas.
Diante de tudo, também é preciso destacar que tanto à noite como à tarde são expressões adverbiais de tempo, o que determina o uso de crase, bem como:
Podemos verificar a existência ou não da crase em diversas situações pela substituição do substantivo feminino por um substantivo masculino, verificando se ocorre ou não a contração ao.
Antes da palavra terra: Ocorre crase apenas com o sentido de Planeta Terra e de localidade, se esta estiver determinada. Com o sentido de chão, estando indeterminado, não ocorre crase.
Por isso, se você não se lembra qual a regra da crase se aplica nesses contextos, fique tranquilo, pois traremos um texto explicando ponto a ponto quando e como usar cada expressão. Acompanhe!
Nota: Nas horas, não ocorre crase com as preposições para, desde, após e entre: Eles estão esperando você desde as quatro horas.
Enquanto à noite (com crase) expressa uma locução adverbial de tempo (como à frente, à exceção etc.), a noite (sem crase) é uma construção que o ‘a’ é um artigo definido que determina o substantivo noite. Compare os exemplos:
Se você prestar atenção, uma das maiores dádivas da Língua Portuguesa reside no fato de que uma mesma palavra pode ter diferentes significados e variadas funções linguísticas.
Existem outras contrações muito utilizadas, como as contrações da preposição a com os pronomes demonstrativos a, aquele, aquela e aquilo, ficando à, àquele, àquela e àquilo.
Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às.
Nota: Pode ocorrer crase antes de um substantivo masculino quando as locuções à moda de e à maneira de estão subentendidas: Decisões à Tiago Ramos. (à maneira de Tiago Ramos).
Em diversas expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas: à noite, à direita, à toa, às vezes, à deriva, às avessas, à parte, à luz, à vista, à moda de, à maneira de, à exceção de, à frente de, à custa de, à semelhança de, à medida que, à proporção que,…
As duas hipóteses estão corretas. O acento grave indicador de crase deve ser usado conforme o complemento do verbo: se indica uma coisa ou se indica uma pessoa. Agradeço a, sem acento indicativo de crase, é usado para indicar que se agradece alguma coisa: Agradeço a atenção.
a) Por que foi utilizando o acento denotativo da crase em " à noite"? Porque se trata de uma locução adverbial, e antes de locuções adverbiais usa-se a crase. ... '', o acento denotativo da crase é: b) FACULTATIVO, porque diante de pronome possessivo, o artigo também é facultativo.
Estudar a noite, sem crase, indicaria realizar um estudo referente à noite. O uso da crase muda o significado da frase: "estudar à noite" significa "estudar durante o período da noite".
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.