Quando se usa ou ? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.
É ou são concordância?
A questão é a concordância verbal: nestes casos, ela se faz com o predicativo. Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Que horas são ou é?
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
Onde é ou aonde é?
Mas tome cuidado, pois “a onde” separado, não existe. Então se você estiver em dúvida sobre usar a onde ou aonde, é só lembrar de como essa palavra é formada. E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos.
Quando usar o já?
A forma correta de escrita é já de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na vogal “a”. Já é um advérbio e significa imediatamente; agora; nesse ou neste momento; dentro em pouco.
E as pessoas ou são as pessoas?
Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas". Há outras duas situações a considerar: na ausência de termos como esse, o verbo concorda com o numeral (como "1% faltou" e "40% vieram").
O que é concordância em português?
substantivo feminino Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.
São 4 horas da tarde ou e 4 horas da tarde?
Como uma hora é singular, o verbo correto é "É". Resposta: É uma hora da tarde. Porém, no caso de outros horários, como 2 horas, 3 horas etc, o correto é: São duas horas, são três horas. Outra situação é o caso de meio-dia ou 12 horas.
São uma hora e uma hora?
"Já são uma hora, e ele não chegou ainda?!" O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia.
Onde ou aonde exemplos?
Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.
Onde vai ser ou aonde vai ser?
Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.
Qual é a diferença entre Já é já?
A forma correta de escrita é já de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na vogal “a”. Já é um advérbio e significa imediatamente; agora; nesse ou neste momento; dentro em pouco. ... Ja não existe na Língua Portuguesa.
Qual a diferença entre mais e mas exemplos?
Qual a diferença entre mas e mais? A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade. "Mais" é o antônimo, ou seja, possui o sentido contrário, de "menos".
E eles ou são eles?
2) Ora, a mais básica regra de concordância verbal diz que o verbo concorda com o seu sujeito em número e pessoa. Exs.: a) "Eu vou ao cinema" (singular e primeira pessoa); b)"Eles vão ao cinema" (plural e terceira pessoa).
É ou são reais?
É nove reais. A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.
O que é concordância exemplos?
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
O que é concordância verbal e exemplos?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.