Quando Porque Procurar Um Geriatra?

Quando porque procurar um geriatra

O geriatra é o médico especializado por cuidar da saúde do idoso, sendo capaz de orientar o tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio, incontinência urinária, pressão alta ou diabetes, por exemplo, uma vez que é capaz de compreender melhor as alterações na estrutura do corpo e o metabolismo do organismo do idoso.

Muitas vezes, o idoso apresenta resistência em considerar que esses sintomas merecem atenção. Por isso, familiares, amigos e cuidadores podem desempenhar um papel estratégico para recomendar o acompanhamento de um médico especializado.

Geriatria é a mesma coisa que gerontologia?

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Além disso, o médico geriatra também pode orientar formas de prevenir o surgimento de doenças, bem como ajudar a obter um envelhecimento saudável, promovendo uma boa qualidade de vida, no qual o idoso poderá se manter ativo e independente pelo máximo de tempo possível.

Dr. Thales: A frequência depende muito das doenças que essa pessoa está em tratamento, e se ela mantém acompanhamento com outros especialistas. Tem paciente de 80 anos que é ativo, ainda trabalha, faz exercícios físicos diariamente, e não faz uso de medicamentos; esse paciente pode com tranquilidade visitar o geriatra com uma frequência anual.

Qual a função do geriatra?

<strong><strong>Qual a função do geriatra?</strong></strong>

Existem doenças que aumentam sua prevalência com a idade, como hipertensão arterial, diabetes, sarcopenia (perda de massa muscular), cânceres, etc, e seu controle e tratamento exigem monitoramento adequado ao longo do tempo.

Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? Com qual idade? A verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano —e, bom, nós ficamos mais velhos a cada segundo.

Quando consultar o geriatra

Fonte: Antônio Wanderson Lack de Matos, médico responsável pelo setor de nutrição do HCI (Hospital de Clínicas do Ingá). Especialista em nutrição clínica, ortomolecular e gerontologia e fitoterapia.

Geralmente, a consulta com o geriatra é mais demorada, pois este médico pode realizar diversos testes, como os que avaliam a memória e capacidade física do idoso, além de fazer uma avaliação mais geral, que envolve, além da saúde física, também as questões emocionais e sociais.

Que problemas cuida o geriatra

Que problemas cuida o geriatra

O geriatra é o médico responsável pelo atendimento geral aos idosos. Quando procurar um geriatra? Será que o idoso só deve procurar um geriatra quando tiver algum problema? O cuidador deve acompanhar o idoso nas consultas? Saiba mais no Blogdocuidado.

Muitas pessoas sentem dificuldade em identificar quais queixas são sinais de que é, de fato, necessário consultar com um médico geriatra. Dentre os sinais com os quais devemos estar atentos, destacam-se:

O especialista na área também tem treinamento para conhecer as doenças que se apresentam de formas diferentes no idoso. Um exemplo: em alguns casos, o paciente pode não ter febre em um quadro infeccioso —sintoma comum nesta situação.

Posts

Isso porque, segundo Uehara, as consultam tendem a ser longas. Enquanto um oftalmologista consegue oferecer um bom atendimento em 10, 15 minutos, o geriatra faz essa mesma consulta em mais de 1 hora. Um caminho, na visão dele, é oferecer consultas privadas. "O médico leva mais tempo, então cobra mais por esse tempo", explica.

É importante lembrar que a geriatria e gerontologia são diferentes. Enquanto a geriatria é a especialidade que estuda, previne e trata as doenças do idoso, a gerontologia é um termo mais abrangente, pois é a ciência que estuda o envelhecimento humano, e engloba a ação de médicos e de outros profissionais da saúde como nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e assistente social, por exemplo.

Menu

Como dito antes, a geriatria trata do envelhecimento humano. A especialidade tem o objetivo de prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida ao longo do envelhecimento. "A gente procura identificar, de maneira precoce, riscos para o desenvolvimento de uma doença e outras vulnerabilidades", explica Paula Poço, geriatra do Fleury Medicina e Saúde.

O profissional é capaz de detectar doenças mais comuns da terceira idade, além de preocupar-se com questões psicológicas também. Nesse sentido, podemos dizer que o geriatra trata seus pacientes por uma perspectiva mais completa do que outras especialidades. 

Quais as doenças que o geriatra cuida?

Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária, tendência a quedas, etc.

Qual a média salarial de um médico geriatra?

Geriatra: R$ 8.

Quanto ganha um médico do esporte?

Pesquisa Salarial Nacional para Médico Medicina Esportiva