Afta é uma pequena úlcera rasa que aparece na cavidade oral, geralmente em decorrência de acidentes, mas é preciso procurar um médico caso não desapareça em três semanas. Saiba como agir.
Essas lesões são arredondas e sua cor varia entre branca, amarela e vermelha. Além da dor, a pessoa com afta pode ter ardência e vermelhidão na região da ferida, além de um leve sangramento. As lesões podem ser únicas ou múltiplas e não apresentam pus.
Antisséptico bucal: faça bochechos com um enxaguante bucal com propriedades antissépticas, de preferência recomendado pelo dentista. Novamente, evite produtos que contenham álcool;
Agora que você sabe o que é afta e que não há uma forma de eliminá-la imediatamente, você também sabe que o mais indicado é estar por dentro de como se prevenir contra esse problema. Manter um bom estado de saúde geral é o primeiro passo, portanto cuide de você mesmo!
Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar. Entre elas destacam-se: evitar alimentos ácidos ou muito condimentados (eles são irritantes) e escovar os dentes suavemente. Também ajuda quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, como forma de aliviar a irritação.
A deficiência de zinco, ferro, folato e vitamina B12 podem favorecer o aparecimento de aftas. Entenda para que serve a vitamina B12.
A causa para o aparecimento de aftas frequentes ainda não é muito bem esclarecida, porém algumas situações podem favorecer seu aparecimento, como imunidade baixa, consumo de alimentos muito ácidos ou uso de aparelhos dentários, por exemplo.
Além disto, é importante evitar comer alimentos ácidos ou condimentados enquanto a afta não tiver desaparecido, como limão, kiwi e tomate, por exemplo, e fazer bochechos com um antisséptico bucal todos os dias e manter uma boa higiene oral diariamente.
É normal o surgimento de aftas quando se coloca o aparelho ortodôntico devido à pequenos traumas que ocorrem devido ao atrito entre o aparelho e a mucosa da boca. Apesar de causar grande desconforto, a higienização bucal não deve ser interrompida.
O que fazer: Para suprir a necessidade diária de zinco, ferro, folato e vitamina B12 é importante consumir mais alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos, por exemplo, com a orientação de um nutricionista.
Em cerca de 80% dos casos, as aftas medem de 2 a 3 mm e se curam em cerca de 7 a 10 dias, sem deixar cicatriz (afta minor ou menor). Mais raramente, as lesões podem passar de 1 cm, levam até dois meses para regredir e podem deixar cicatrizes (afta major ou gigante).
Para isso, a dieta deve incluir frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais. Uma dica especial é consumir iogurtes e leites fermentados que contenham lactobacilos vivos, pois eles ajudam na prevenção.
Além disso, existem alimentos que devem ter seu consumo reduzido: quem tem tendência a sofrer com as aftas deve evitar as frutas cítricas, como abacaxi e limão, que aumentam a acidez bucal e podem despertar ou agravar o quadro. Alimentos muito duros ou crocantes que possam ferir a mucosa bucal também devem ser evitados.
Como as aftas estão relacionadas a uma imunidade baixa, uma forma de preveni-las é tendo um bom estado de saúde. Para isso, é necessário visitar seu clínico geral regularmente, manter seus exames em dia, praticar atividades físicas e não fumar.
Medicamentos para afta: pomadas e géis anestésicos e anti-inflamatórios também podem ajudar a amenizar o desconto. Peça orientação ao médico, dentista ou farmacêutico;
A maior parte da população apresenta aftas esporádicas, enquanto 10% a 20% dos casos são recorrentes. Desses últimos, 40% dos pacientes têm um histórico familiar positivo para essa condição, sugerindo que pode haver uma influência genética.
A afta é uma ferida (lesão) que atinge o interior da boca, incluindo a mucosa da bochecha, o interior dos lábios, a língua, a gengiva e até mesmo a garganta e a úvula e que não envolve a participação de vírus, bactérias ou fungos.
O bom funcionamento das defesas do nosso organismo depende de uma alimentação que consiga suprir todas as nossas necessidades de nutrientes e micronutrientes, especialmente o ferro e as vitaminas.