O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
A partida contará com dois tempos de 45 minutos e qualquer alteração nesse período deverá ser decidido antes do início do jogo, conforme o regulamento da competição. Os jogadores tem direito a descansar entre os dois períodos e esse tempo não pode exceder 15 minutos.
O voleibol é composto, na sua totalidade, de seis fundamentos básicos, que obedecem a uma seqüência lógica dentro do jogo: (1) saque, (2) passe, (3) levantamento, (4) ataque (5) bloqueio e (6) defesa (MARQUES Jr., 2006). O fundamento saque é aquele pelo qual se inicia a partida de voleibol bem como cada rally do jogo.
Nas técnicas do voleibol são saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, cobertura, defesa e contra-ataque. Na verdade, essas técnicas estão relacionadas com os fundamentos do jogo.As principais características do saque no voleibol moderno são: precisão, potência, regularidade e irregularidade da trajetória.