O valor da expressão log 1 é igual a 1. Para entender bem das propriedades de logaritmo deve-se conhecer bem as operações aritméticas. O ensino das operações aritméticas é de extrema importância, uma vez que essas operações são vistas em muitos campos de nosso cotidiano.
Mas isso não é um problema, acreditem! ... Pois bem, pessoal, a ideia é simples: se a base a de um logaritmo for maior que zero e diferente de 1 (0 < a ≠ 1), e se o logaritmando b também for um valor maior que zero ou positivo, então o logaritmo terá sua existência garantida.
A Função Logaritmica O logaritmo de um número é o expoente ao qual devemos elevar uma base a para obter o número x. Assim: logax = 10 , portanto a10 é = x.
Basta aplicar a potência no inverso do número: Mas e quando a potência apresenta uma fração no expoente ou um número decimal? Nesses casos, basta transformar a potência em uma raiz!
Pela propriedade do logaritmo de uma raiz, temos que: O log7 343 é igual a 3, pois 73 = 343, logo: O é igual a 1, como já era de se esperar, já que 73 = 343, obviamente , então , pois 71 = 7. Esta é uma propriedade muito importante, pois através dela podemos realizar a mudança da base de um logaritmo.
Leibniz era de opinião que um número negativo não tinha logaritmo real porque toda potência de expoente real de um número positivo a, é um número positivo; isto é, ax = y onde a > 0 e x ∈ IR. Bernoulli afirmava que números negativos têm logaritmo real, e ainda, que log (-x) = log x (Lima, 1991).
Para usar a tecla log no cálculo do valor do logaritmo de base 10, por meio da calculadora científica, digita-se inicialmente o valor do qual logaritmo desejamos e a seguir pressiona-se a tecla log, respectivamente.