Significado de escopo: se refere aquilo que se pretende atingir. É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos que significa 'aquele que vigia, que protege'. Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final.
14 sinônimos de escopo para 2 sentidos da palavra escopo: Objetivo ou propósito: 1 fito, desígnio, sentido, fim, finalidade, intenção, intento, intuito, meta, objetivo, propósito, vontade.
Escopo de Projeto é a descrição do trabalho necessário para entregar aquilo que foi pedido pelo cliente, seja um produto, serviço ou resultado. O escopo traz informações muito importantes na condução do projeto, tais como: objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos, custos e por aí vai.
O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. Ele reúne informações relevantes sobre o projeto, como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos.
Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.
Escopo determina e documenta os objetivos específicos de cada projeto, como suas entregas, tarefas, custos e prazos. Além disso, a documentação do escopo explica os limites de um projeto, estabelece responsabilidades para os membros da equipe e define os procedimentos de verificação e aprovação.
A Estrutura Analítica de Projetos é ferramenta imprescindível no gerenciamento de projetos. A EAP reúne, em um único documento, aspectos de Escopo, Tempo e Custo. Não apenas reúne, mas promove um melhor planejamento desses aspectos.
Como fazer Gerenciamento de Escopo
Importância da gestão de projetos A gestão de projetos é fundamental para reduzir os riscos de fracasso e controlar todas as etapas envolvidas, bem como garantir a qualidade dos resultados. Assim, é possível gerenciar projetos de forma eficiente, ou seja, atingindo os objetivos e otimizando recursos.
Projeto: “Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. ... Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES.
Gerenciar um projeto significará ao Gerente do Projeto coordenar um conjunto de diversas atividades como planejamento, organização, controle dos recursos, acompanhamento/ execução das atividades e análise dos objetivos/ resultados atingidos ao longo das fases do projeto.
Seguem abaixo 8 dicas para montar um bom gerenciamento de projetos.
O gerenciamento de projetos PMBOK, sigla para Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos), é um guia ou documento que contém a terminologia padrão, melhores práticas e diretrizes dos processos referentes ao gerenciamento de projetos.
O principal objetivo do gerenciamento de integração de projetos é coletar todos os processos necessários para garantir que as várias atividades sejam coordenadas de forma adequada durante o ciclo de vida de um projeto. No gerenciamento de projetos, fundamentos e prática integrada precisam caminhar juntas.
Para cumprir bem o gerenciamento da qualidade do projeto é preciso investir em etapas que passam pelo planejamento, implementação da garantia da qualidade e monitoramento da qualidade em todas as fases da empreitada.
O planejamento do gerenciamento da qualidade identifica padrões que caracterizarão o projeto como pleno em termos de qualidade. ... O controle da qualidade é o monitoramento que registra os resultados das ações do projeto e permite avaliar o desempenho alcançado e recomendar mudanças quando algo não estiver conforme.
O gerente de projeto e a equipe de gerenciamento do projetos são responsáveis por gerenciar as compensações envolvidas para entregar os níveis necessários de qualidade e grau. Logo, alto grau e alta qualidade consomem esforços e recursos, sendo assim, precisa ser bem definido e de forma equilibrada para não exagerar.
Não importa se o seu projeto é no ramo da construção civil ou em tecnologia da informação: o PMBOK traz orientações gerais para os mais variados ramos. Quanto à área em questão, o guia a divide em 3 processos, respectivamente: de planejamento, execução e monitoramento/controle.
O PGQ descreve como implementar os processos de controle e garantia da qualidade e a melhoria contínua dos processos tendo como base a política da qualidade da empresa e as ferramentas e padrões da qualidade relevantes ao projeto. ...
Segundo o Guia PMBOK, a qualidade em projetos pode ser definida como o nível de satisfação que um conjunto de características inerentes pode alcançar. Portanto, um projeto considerado de qualidade é aquele desenvolvido de acordo com as especificações, os requisitos e a adequação ao uso.
Qualidade em gestão de projetos é uma área de fundamental importância, pois, por meio de um bom trabalho nesse sentido, têm-se as coordenadas exatas para a excelência nos resultados e, consequentemente, a satisfação do cliente.
Definição - O que é Requisitos da Qualidade. Conjunto completo das características da qualidade de um processo, item, material, produto ou serviço, com valor nominal e seus respectivos limites máximo e/ou mínimo de aceitação (tolerâncias).
Controle de qualidade é o termo designado para o sistema que mede o padrão de qualidade de produtos e serviços de acordo com parâmetros técnicos. Estas medidas são controladas de acordo com a ausência de defeitos no produto final.