A grandeza física determinada pelo resultado da divisão entre uma força aplicada e a área de ação dessa força. A unidade de medida da pressão é o pascal (pa), mas também usa-se muito atmosfera (atm) e o milímetro de mercúrio (mmHg).
No Sistema Internacional (SI): a pressão hidrostática é em Pascal (Pa), mas também é utilizado a atmosfera (atm) e o milímetro de mercúrio (mmHg); a densidade do líquido é em grama por centímetro cúbico (g/cm3); a altura é em metros (m);
Se um objeto mergulhado em um fluido afunda, podemos afirmar que a sua densidade é maior que a do líquido e que o seu peso é superior ao empuxo. Se as densidades do corpo e do fluido forem iguais, o corpo permanecerá em equilíbrio no líquido e podemos afirmar que o empuxo é igual ao peso do corpo.
Afinal, porque os navios não afundam? ... Assim, o peso da água deslocada pelo navio será maior do que o peso do próprio navio, ou seja, a força peso do navio fica menor que a força de empuxo, fazendo o navio boiar ou flutuar sobre a água.
“É justamente seu volume que permite isso”, diz o engenheiro naval Cláudio Sampaio, da Universidade de São Paulo (USP). Se o volume for bem razoável, a quantidade de líquido deslocado por ele terá poder suficiente para manter um corpo de peso enorme flutuando.
Como é mais densa que a água, ela afunda. Com a mesma quantidade de massinha, faça um barquinho. ... Apesar da massa de um navio ser incomparavelmente maior que a de uma pequena pedra, seu volume também é imenso e, portanto, sua densidade é menor. Por isso ele flutua e a pedra, não.
Resposta. porque ocorre um empuxo, a pressão líquida na parte inferior do corpo é maior do que a superior. (quanto mais distribuído estiver a massa,quanto mais foro seu volume menos denso será o objeto e assim ele flutuará.)
Resposta. Explicação: um submarino pode flutuar ou submergir utilizando seu próprio peso . para controlar seu peso os submarinos são equipados com tanques de lastros , no qual podem ser preenchido com água ou esvaziado com ar pressurizado.