Entre suas principais atribuições estão a promoção e proteção à saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, visando desenvolver uma atenção integral à população atendida.
PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA O profissional atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais, sendo habilitado a atuar em diversas áreas tanto no âmbito privado quanto no contexto público.
É função do psicólogo social colaborar na luta contra o rompimento dos entraves sociais, tais como: preconceitos, estigmas, estereótipos e estigmas, mostrando através de intervenções que somos pessoas de direito, capazes de combater as desigualdades sociais, assim como compreender suas causas e efeitos.
A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.
Aliar a psicologia com a enfermagem é fundamental para a preparação do futuro profissional com a realidade que ele vai encontrar após a formação. A paciente quando é acometido pela doença entra em um estado de abalo emocional, de insatisfação, de medo e também de angústia.
O conhecimento técnico é muito importante para o trabalho dos profissionais de saúde. Por outro lado, é fundamental que haja uma preocupação em compreender a postura do paciente e ajudá-lo a superar as dificuldades. Esse é um dos fatores que mostram a relevância da psicologia na enfermagem.
A psicossomática vem despertando interesse nos pesquisadores no campo da saúde, pois se percebe cada vez mais a importância dos aspectos mentais no processo da saúde e da doença. Este saber lida com o processo dinâmico entre o mental, o corporal e o sociocultural.
Os psicólogos hospitalares atuam como intérpretes das demandas do paciente, da família e da equipe profissional. Ele atua como facilitador do diálogo entre essa tríade, e dispensa apoio psicológico a família, assim como esclarecimento de suas dúvidas.
A Psicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia que tem como principal objeto de estudo a saúde mental do paciente internado em alguma instituição de saúde, geralmente hospitais, seja em ambulatórios, enfermarias ou UTIs.
Quais são as atribuições e a importância do psicólogo escolar?
Diagnostica, previne e trata doenças mentais distúrbios emocionais e de personalidade. Estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, elucidando conflitos durante tratamento.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os psicólogos jurídicos podem: desenvolver atividades de pesquisa visando a construção e a ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito, prestar assessoria na formulação, revisão e execução de leis, realizar atendimento psicológico, elaborar ...
Diferente da psicologia da saúde, que é voltada para os três ambitos de atenção (primario, secundário e terciário), a Psicologia Hospitalar se envolve apenas com os dois últimos. E o profissional dessa área tem sua atuação restrita a instituições de saúde.
Apenas na década de 50 as atividades psicológicas em ambientes hospitalares se iniciaram no Brasil, porém, somente em 1962 ocorreu a regulamentação dessa profissão (Gorayeb & Guerrelhas, 2003). Os primeiros registros nesta área datam de 1954 em São Paulo.
Nascida em Piracicaba, São Paulo, Mathilde Neder destacou-se pela sua atuação em Psicologia hospitalar, psicoterapia breve, psicoterapia familiar e psicossomática. ... Pioneira no desenvolvimento da psicoterapia breve no Brasil, a psicóloga aprofundou, nesse período, suas atividades na Psicologia hospitalar.
Escolha uma: Área de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. ...