Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
O LDL (colesterol ruim) é considerado alto quando está acima de 130 mg/dl em pessoas com risco cardiovascular baixo.
6 dicas para diminuir o colesterol ruim
Alimentos que aumentam o colesterol ruim
Para conseguir baixar o colesterol ruim, é recomendado seguir uma dieta saudável, consumindo somente fontes de gordura boa como azeite, azeitona, abacate e nozes, e excluindo alimentos com gorduras nocivas ao corpo, como as que estão presentes em alimentos industrializados e processados.
O aumento do colesterol pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação rica em gorduras e açúcar, além de poder estar relacionada com fatores familiares e genéticos, em que mesmo com bons hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente, há aumento do ...
Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas. Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
Os valores de referência do colesterol bom e ruim são: Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons; Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL.
O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do LDL (colesterol “ruim”). Essa fração do colesterol total possui como principal função extrair o colesterol LDL das artérias e lavá-lo até o fígado onde ele será quebrado e excretado posteriormente.
Níveis elevados de lipoproteína de alta densidade (HDL) ocorrem quando o nível de colesterol HDL no sangue está excepcionalmente alto. (Consulte também Considerações gerais sobre distúrbios relacionados ao colesterol e lipídios.)
5 Complicações do Colesterol Alto
Colesterol faz mais diferença entre os homens. Um estudo de pesquisadores na Dinamarca mostrou que o nível de triglicérides sem jejum está relacionado a um risco maior de AVC em homens e mulheres. Já o colesterol alto esta associado a tal risco apenas entre os homens.
Os triglicerídeos são um tipo de gordura do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Já o colesterol é uma gordura usada para a produção de células e certos hormônios.
O mesmo teste de sangue que identifica os níveis de colesterol irá informar o nível de triglicerídeos no sangue. Menos de 150mg/dL é considerado normal, até 199 mg/dL é considerado moderado-alto, até 499 mg/dL é considerado alto e acima de 500 mg/dL é muito alto.
Os Triglicérides é um tipo de gordura (lipídio). Os triglicerídeos e o colesterol são tipos separados de lipídios que circulam no sangue. Enquanto o primeiro é utilizado para armazenar calorias não utilizadas e fornecer ao corpo energia, o colesterol é usado para construir células e determinados hormônios.
Para o colesterol HDL, a relação é inversa: quanto mais elevado seu valor, menor o risco. Níveis de colesterol HDL maiores do que 60 mg/dL caracterizam um fator protetor. Níveis de triglicérides maiores que 150 mg/dL aumentam o risco de doença aterosclerótica coronariana.
- Colesterol: deve estar presente na quantidade menor a 300 mg por dia. Se há a presença de histórico de doença cardiovascular, esse valor desce para 200 mg por dia. - Gorduras saturadas: deve estar presente na quantidade máxima de 7% do valor calórico da alimentação.