A natureza conta com diversos fenômenos cíclicos de transformação. Um dos mais fascinantes é a formação dos rios temporários, também chamados de rios intermitentes. Ao contrário dos rios perenes, que nunca secam, os temporários têm suas águas correndo apenas em períodos de maior quantidade de chuva.
A nascente do Yenisei é localizada nas montanhas da República de Tuva e, por ser uma região extremamente fria, as águas do rio costumam congelar em determinados meses do ano.
O Rio Madeira tem grande parte de sua extensão em território brasileiro. Entretanto, sua nascente está localizada na Bolívia, dando origem ao Rio Beni.
O rio Amarelo é o 2º maior da China e o mais importante historicamente, já que foi em suas margens que se desenvolveu a civilização chinesa. Ele nasce no Tibete e fui para o leste até desembocar no Mar Amarelo. O nome Amarelo faz referência à coloração dada pelo lodo às águas do rio.
No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas. Suas águas são barrentas e frias, alcançando a profundidade de 100 m. Por ser um rio de planície, é navegável em toda sua extensão.
O maior rio da China cruza quase todo o país de oeste a leste. Ele nasce na cordilheira montanhosa Kunlun, no Tibete, e, divindindo o país em duas grandes regiões (norte e sul), deságua no Mar da China Oriental. O rio é importantíssimo para a economia da China, seja no que diz respeito à irrigação, saneamento ou transporte.
Os rios Ob e Irtysh formam uma das maiores bacias hidrográficas do continente asiático. O Ob nasce no sul da Rússia e o Irtysh, mais longo, na fronteira da China com a Mongólia. Ambos correm para o norte, encontrando-se no oeste da Sibéria. O Irtysh é o principal afluente do Ob, que deságua a norte, no Oceano Ártico.
O Rio Yangtze é o terceiro rio mais extenso do mundo e o maior da Ásia.
Se comparada ao volume total do planeta, os rios correspondem a uma pequena quantidade de água do mundo. Entretanto, para os seres humanos essa quantidade já se qualifica como algo abundante.
Se juntarmos os 3 rios, desde o nascimento do Selenga na Mongólia, passando pelos rios Angara e Yenisei ("O Grande Rio"), que desemboca no Mar de Kara, no Ártico, temos o 5º maior rio do mundo em extensão. O rio cruza o centro da Sibéria no sentido sul-norte e suas águas congelam durante o inverno.
Além de representar grande importância para a navegação local, percorrendo os territórios do Iraque, Turquia e Síria. Ele deságua no Golfo Pérsico, sendo assim, um conector da região com o oceano.
Localizado nos Estados Unidos da América, os Rios Mississippi e Missouri constituem a maior bacia hidrográfica da América do Norte.
Agência FAPESP – Os livros de geografia precisam ser alterados. Maior rio do mundo em volume de água, o Amazonas agora pode ser considerado também o maior em extensão, com 140 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África.
Trata-se do 2º maior rio da África, apenas atrás do gigante Nilo. O rio Congo, também conhecido como Zaire, é o segundo rio mais caudaloso do mundo, desaguando no Atlântico Sul 67.000 m³/s!
Portanto, a proteção aos rios intermitentes e à vegetação de suas margens causa polêmica. Em agosto de 2012, a comissão especial do Congresso que analisa a medida provisória do Código Florestal decidiu por votos que somente os rios perenes seriam protegidos dentro das APP’s (Áreas de Preservação Permanente). A decisão provocou a mobilização de ambientalistas de todo o país, que não viam sentido na exclusão dos rios temporários. A pressão surtiu efeito, e os rios intermitentes voltaram a fazer parte do processo de proteção.
O Purus tem sua nascente localizada no Peru, na serra Contamana, e percorre o seu curso até chegar ao Brasil, nos estados do Acre e Amazonas.
O nono rio da lista é o Rio Congo, localizado na República Democrática do Congo e se estende por 4.700 km. É o segundo maior rio da África, ficando atrás apenas do Rio Nilo.
Se olharmos o rio Congo no mapa, ele parece a letra U de cabeça para baixo. Nasce no nordeste da Zâmbia, a uma altitude de quase 2 mil metros, e flui em forma de arco para o oeste, cruzando a República Democrática do Congo até chegar ao Atlântico.
A palavra riacho está formada pelo lexema ria (equivalente a rio) e atua como diminutivo de um rio. Desta maneira, o riacho significa um rio pequeno, especialmente, porque sua quantidade de água é muito reduzida até o ponto de desaparecer devido à seca em algumas épocas do ano.
No Brasil, o rio tem sua nascente no estado de Minas Gerais e a bacia abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de chegar até as cidades de Buenos Aires, Rosário, Assunção, Brasília e La Plata.
O rio Amur, chamado de "Rio do Dragão Negro" (Heilong Viong) pelos chineses, traça o limite entre o extremo oriente da Rússia e o nordeste da China. O rio nasce na China a partir de seus principais afluentes: os rios Shilka e Argun. Ele corre sempre no sentido leste, desaguando no Golfo da Tartária, estreito situado no Oceano Pacífico que liga o mar de Okhotsk com o mar do Japão.
Como grande parte dos rios temporários brasileiros está concentrada no Nordeste, região onde as precipitações costumam acontecer principalmente no inverno, é também nesta estação que a maioria dos rios temporários brasileiros se forma. Em estados como o Piauí, este número chega a 80% do total. Assim como por aqui, os rios temporários surgem principalmente em áreas áridas e semiáridas, além dos que são encontrados nas zonas mediterrâneas.
"O Nilo é o maior rio do mundo". Quantas vezes a gente não ouviu essa frase na escola? Estudos de 2007, porém, contrariam essa informação, colocando o nosso Amazonas em 1º lugar.