GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.
A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar. ... No palato, a distinção entre a gengiva e a mucosa palatina não é possível.
O sulco gengival é o espaço ou fenda rasa ao redor dos dentes, delimitada de um lado pela superfície dos dentes e do outro, pelo epitélio que reveste a gengiva marginal livre.
A gengiva aderida mais larga é encontrada na região dos dentes anteriores e decresce desde a área do canino em direção aos dentes posteriores. Exatamente na direção do epitélio juncional, onde se acha a aderência epitelial, encontra – se a ranhura gengival(G) que separa a gengiva marginal livre, da gengiva inserida.
Margem gengival: É a borda que delimita o zênite gengival. É a margem da gengiva marginal livre. Usada como parâmetro em exames clínicos (retração gengival e bolsa periodontal). Sulco Gengival: É um espaço localizado entre o epitélio juncional e a margem gengival.
Odontologia. A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.
Odontologia. A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.
Significado de Gengiva substantivo feminino Mucosa ricamente vascularizada que envolve as arcadas dentárias e onde se implantam os alvéolos.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
Como ter uma gengiva mais saudável em 6 passos simples
Uma das melhores maneiras de descobrir se há problemas na gengiva é prestar atenção ao seu aspecto....Quais são os sintomas de que algo não vai bem com nossa gengiva?