Para se ter uma ideia, enquanto inúmeros setores entraram em crise por causa da pandemia da Covid-19, o setor de games mobile foi um dos que obteve maior receita desde o início do colapso sanitário mundial.
Aconteceu por pouco, mas o game passou seu antecessor, Gardenscapes, no quesito popularidade. Ele se transformou num fenômeno de match-3, gênero no qual o player ganha pontos durante as partidas para resgatá-los com móveis e decorações para a casa.
Esse é o campeão entre os jogos casuais para mobile. No melhor estilo “corrida infinita” (endless run), o principal e único objetivo do game é sobreviver o tanto que conseguir pelo máximo de tempo. O player controla uma criança que corre por vários cenários recheados de obstáculos, cores e efeitos visuais e sonoros. Ele se tornou um vício rápido por sua simplicidade e diversão oferecida.
Sim, a Jennifer Lopez conseguiu! Coin Master se tornou um vício entre milhares de jogadores pelo mundo. O jogo é simples e consiste basicamente em reunir moedas suficientes para atacar vilas alheias e defender a sua. Quanto mais ataques você faz, mais obtém recursos para fazer novos movimentos, fortalecer sua defesa e intensificar seu ataque.
Vencedor do The Game Awards na categoria "Jogos de Impacto", GRIS ganhou uma versão para Android apenas dois anos após seu lançamento para iOS. No game você é uma jovem esperançosa e perdida em seu próprio mundo, que lida com uma dolorosa experiência.
GRIS é uma experiência serena e evocativa, sem perigos, frustrações ou mortes. O jogador deve explorar um mundo elaborado meticulosamente, com um estilo delicado, animações detalhadas e uma elegante trilha sonora.
Ocasionalmente zoado por alguns gamers do mal, o fato é que Candy Crash Saga se mantém como o jogo mobile mais popular do mundo, desde o seu lançamento em 2012. O game é extremamente popular em quase todo o planeta, entre público de variadas idades. O resultado foi diversas sequências lançadas da saga, cada uma com normas e mecânicas diferentes.
Lançado em 2017, o game superou muito PUBG, seu principal concorrente, em números de downloads. Sua mecânica é mais simples e o jogo exige requisitos mais leves que outros games do gênero. Embora seja um fenômeno de popularidade, de acordo com as estatísticas, PUBG Mobile continua com os maiores números de usuários ativos entre os celulares.
Diferente do que possa parecer, esse jogo está longe de ser fácil. Ele oferece mecânicas e física complexa, que possibilitam os jogadores a realizarem jogadas mais avançadas e profissionais. Além disso, ele opera sob um sistema de apostas, no qual os players precisam arriscar suas moedas virtuais em cada partida. Quanto maior a aposta, maior o lucro…. ou o prejuízo.
Encabeçando a lista dos jogos mais jogados está o fenômeno Minecraft, altamente jogado pelo orientais. Outro tipo de jogo que houve um crescimento nos últimos anos é o Battle Royale liderados por diversos fenômenos como o Free Fire, Fortnite e o PUBG.
Infelizmente, Castlevania: Symphony of the Night não está disponível no idioma português, mas é uma ótima pedida para quem é fã da saga. Importante mencionar a compatibilidade com controles Bluetooth, ou seja, você poder uma experiência de console na tela do seu celular.
Os números corroboram outro levantamento do SuperData, que apontou elevação anual em 12% na receita geral de jogos. Deste número, o setor mobile corresponde a 58% do faturamento.
Jogo de cartas da criadora do League of Legends, Legends of Runeterra traz um mecanismo tradicional de títulos desta categoria: monte seu baralho e crie sua estratégia para vencer todos os adversários que puder.
Com mecânicas muito mais variadas, possibilidade de modificar armas e personagens e uma série de outros elementos, o título se posiciona muito mais como um JRPG do que um ação-aventura. E isso é extremamente interessante, sobretudo se pensarmos que o gênero exige bastante dedicação dos jogadores, algo que vai meio que na contra-mão do que muita gente pode pensar de um jogo de sucesso para os smartphones. Então qual exatamente o segredo? Personagens fáceis de se identificar, narrativa linear, evolução baseada em resolução de missões, um bom sistema de recompensas...
Independentemente de qual tenha sido a percepção de cada um sobre ele, tanto público (com 51,77% dos votos) quanto júri técnico do 4º Prêmio Canaltech concordaram que The Last of Us Part II é o Melhor Jogo para Console de 2020.
Curiosamente, se no Prêmio Canaltech 2019 o título da Garena virou a mesa nos últimos dias de votação, desta vez liderou de ponta a ponta, desbancando concorrentes como Call of Duty: Warzone e Among Us com 22,24% dos votos. Outro fator que chama bastante atenção é a dominância do game nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e entre o público com faixa etária de 17 a 24 anos. Entender isso não é difícil: Free Fire é um dos jogos que mais prestigia e está presente no mercado nacional, investindo na formação de novos jogadores e servindo de porta de entrada para novos jogadores profissionais vindos, principalmente, das periferias.
Jogo GTA 5 ultrapassa 140 milhões de cópias vendidas. O jogo GTA 5 é um dos maiores sucessos da Rockstar, quanto a isso não há dúvidas. Porém, o lançamento multiplataforma de 2013 tem se mostrado ainda mais lucrativo para a empresa nos últimos tempos.