Como dito anteriormente, na puberdade, ocorre a ação dos hormônios esteroides, responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Em meninas, esses hormônios são o estrogênio e a progesterona.
Hormônios começam a diminuir gradualmente a partir dos 25 anos, explica médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.
Quem nunca ouviu aquela expressão “hormônios à flor da pele”? Quem nunca ouviu aquela expressão “hormônios à flor da pele”? A frase pode muito bem ser aplicada durante o crescimento das crianças, quando finalmente começam a se tornarem adultas e passam pela fase temida pelos pais: a adolescência.
O que são Produzidas pelos ovários, são os principais hormônios femininos, responsáveis pelo desenvolvimento do corpo da mulher (crescimento dos seios e pelos) e controle do ciclo menstrual, além de preparar a mulher para a vida sexual e fertilização.
Hormônios são moléculas produzidas pelo sistema endócrino e que mandam mensagens a várias partes do corpo. Eles ajudam a regular os processos do seu corpo, como fome, pressão sanguínea e libido. Enquanto hormônios são essenciais para a reprodução, eles são fundamentais para todos os sistemas do seu corpo.
Os problemas hormonais e desequilíbrio hormonais são muito comuns e podem provocar vários sintomas como excesso de fome, irritabilidade, cansaço excessivo ou insônia. Alterações hormonais podem gerar várias doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.