EQST

Qual O Filo Da Esponja?

Qual o filo da esponja?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais são as principais características do Filo porifera?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos. ...

O que são os Poríferos?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. ... Apresentam o corpo repleto de poros, daí o nome poríferos (do latim: porus = poro e ferre = possuidor).

Por que o Filo das esponjas é chamado de Porífero?

Resposta: Por terem o corpo coberto por pequenos buracos chamados poros que são responsáveis por permitir a entrada da agua que as esponjas usam para retira seu oxigênio e alimento.

O que é um átrio ou Espongiocele?

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo. ... - Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.

É verdade que todas as esponjas são aquáticas?

Letra "A": todas as esponjas são aquáticas, pois vivem no mar ou na água doce. ... Esponjas não possuem tentáculos. A água penetra nas esponjas por meio dos porócitos e saem pelo ósculo; Letra "E": os coanócitos promovem correntes de água que circulam pelo corpo das esponjas.

Porque as esponjas são aquáticas?

Todas as esponjas são aquáticas pois são do filo Porifera. Não possuem tentáculos, se alimentam de partículas dissolvidas em água que circulam por seu corpo. Possui poros denominados de porócitos por onde entra a água. Os coanócitos são células com flagelos que permitem a circulação da água.

Porque todas as espécies de esponjas são aquáticas?

Sim,são exclusivamente aquáticas pelo fato de serem poríferos,necessitando constantemente as particulas alimentícias da água.

O que são os Coanócitos?

Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.

Qual é a função dos Coanócitos em Poriferos?

Os coanócitos são células flageladas típicas das esponjas do mar. Tem uma forma ovoide e seu flagelo tem a função de movimentar e capturar a água para assim retirar os nutrientes que estão dissolvidos. ... É uma das principais células dos animais do filo porífera.

Qual é a função dos Poríferos?

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo. ... Espículas que sustentam o corpo dos poríferos.

Qual é a função do Cnidócito?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O nematocisto é originado pelo complexo de Golgi dos cnidócitos. O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.

O que são Gêmulas quem defendia a sua existência?

A pangênese, por exemplo, foi uma hipótese proposta pelo filósofo grego Hipócrates, aproximadamente 410 anos a.C.. Segundo ela, cada órgão do corpo produziria um material hereditário específico: as gêmulas. ... A pangênese foi aceita por muitos anos, sendo, inclusive, considerada por Darwin ao escrever sua famosa obra.

O que é a Gemulas?

Significado de Gêmula substantivo feminino [Botânica] Pequeno rebento ou embrião de uma plântula cujo crescimento, durante a germinação, dará origem ao caule e às folhas.

Por que os Poriferos não apresentam tecido?

As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.

Qual a importância de se preservar seres como os Poríferos mesmo sem saber ainda todas as suas potencialidades *?

Resposta. Os poríferos possuem grande importância - fazem simbiose com organismo fotossintéticos ( violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. ... Exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes.

Por que os Poríferos são classificados como animais?

As esponjas ou os Poríferos (classe na qual encontram-se as esponjas) são considerados animais primitivos pois são animais sésseis, ou seja, não saem do lugar, não possuem músculos, órgãos internos, nem ao mesmo sistema nervoso.

O que significa não ter tecidos verdadeiros?

Tecidos que atuam formando órgãos nos animais e nas plantas. Se caracterizam por possuírem células organizadas e diferenciadas. Fungos, bactérias e protozoários não possuem tecidos verdadeiros.

O que quer dizer tecidos verdadeiros?

Tecido verdadeiro é aquele que possui células organizadas e também diferenciadas . um exemplo de tecido falso é o cogumelo (micelio= falso tecido,mal organizado).

Quais são os invertebrados que não apresentam tecidos verdadeiros?

Parazoa: Animais que não possuem tecidos verdadeiros. Como exemplo existe apenas o filo dos Poríferos; Eumetazoa: Animais que possuem tecidos verdadeiros.

Porque os fungos não possuem tecidos verdadeiros?

Apesar de ser pluricelular, o fungo não tem organização tecidual. Isso quer dizer que não há um conjunto de células especializadas (no sentido de ''juntas'' e sim uma ''bagunça celular''). Exemplo: Algumas células são especializadas em desintoxicação... ... Isso ocorre pois há uma organização celular natural.

O que os fungos não tem?

Os fungos não possuem nenhum pigmento fotossintético, não formam um tecido verdadeiro, não apresentam celulose na parede celular (com exceção de alguns fungos aquáticos inferiores) e não armazenam amido como substancia de reserva. Na sua parede celular, há a presença de uma substância quitinosa.

O que os fungos armazenam?

A imensa maioria do reino Fungi possui células com parede celular rígida, formada principalmente por quitina, não estando presente a celulose. ... Os fungos armazenam o glicogênio como substância de reserva em suas células, do mesmo modo como fazem os animais.

Porque os fungos são estudados em Botânica?

Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. ... se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas. E. se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.

Por que os fungos são Heterótrofos?

A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, eles são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres vivos, geralmente, liberam enzimas sobre o alimento e depois absorvem os nutrientes de que necessitam.

Por que os fungos são considerados eucariotos?

Os fungos são organismos heterótrofos que se nutrem de substâncias orgânicas e são extremamente importantes na reciclagem de matéria orgânica. Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento.

O que significa dizer que alguns fungos são Heterótrofos?

Resposta: Heterótrofos são fungos que obtém seu alimento a partir de outros seres vivos. Explicação: Heterotrofismo ou seres heterotróficos, refere-se àqueles seres vivos que não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento.

Quais são os diferentes tipos de fungos?

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota. A divisão Chytridiomycota possui representantes com células que possuem flagelos em pelo menos um estágio do ciclo de vida.