Deixando de lado os aspectos de cada profissão, uma boa Deontologia profissional deve ter o seguinte esquema básico de conduta profissional: ... Zelar, com sua competência e honestidade, pelo bom nome ou reputação da profissão.
Características fundamentais de uma conduta ética São eles: Altruísmo: a preocupação com os interesses do outro de uma forma espontânea e positivista. Moralidade: conjunto de valores que conduzem o comportamento, as escolhas, decisões e ações.
Código de conduta, também conhecido como código de ética, é um conjunto de regras que define valores e orienta as ações dos colaboradores de uma organização.
Portanto, o código de conduta, ou código de ética, reúne as informações que padronizam os valores e as posturas de todos dentro da empresa. Ele serve, assim, para eliminar dúvidas e fazer com que os colaboradores saibam de que forma agir em diferentes situações e ambientes.
Um código de conduta é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. É geralmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais.
Conceito de código de conduta ética É importante para estabelecer padrões de comportamento e formas de agir, de acordo com a missão, os valores e os objetivos da companhia. Esse conjunto de normas se aplica a todos que fazem parte da empresa, desde os níveis hierárquicos mais baixos até a alta direção.
Um código de ética é a relação organizada de procedimentos permitidos e proibidos dentro de um corpo social organizado. O objetivo central de um código de ética profissional é a formação da consciência sobre padrões de conduta em determinada profissão.
Aprenda como elaborar um código de conduta organizacional
Uma coisa é certa: todo designer precisa de um código de ética. Muitas vezes, códigos éticos descrevem regras básicas de conduta profissional. Isso se refere ao entendimento e obediência a todas as leis aplicáveis, mas também a práticas comerciais boas e justas.