Embora a palavra DEVAGAR seja advérbio, no português falado no Brasil consagrou-se o seu uso no diminutivo em lugar do superlativo. Em vez de “muito devagar”, temos o “devagarinho” e o “devagarzinho”.
gasinhos | Definição ou significado de gasinhos no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico.
A palavra facinho provavelmente deriva de "facilzinho", junção de fácil, e do sufixo que marca o diminutivo -zinho.
Ao que tudo indica, é uma expressão brasileira popular que consiste numa deturpação de facilzinho, no sentido de «muito fácil». É provável que a pronúncia brasileira de fácil, "fáciu" ou "fáci", associada depois ao sufixo de diminutivo -inho, tenha dado "facinho".
substantivo masculino Característica ou habilidade de fascinar; aptidão para atrair: o fascínio de um bom livro. Sentimento ou sensação de profundo encanto; deslumbramento ou encantamento: o espetáculo do circo causava um fascínio gigantesco.
A forma correta de escrita da palavra é gás. Esta palavra é usada principalmente para indicar um dos estados da matéria, que a torna fluida e expansível ou comprimível.
As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir um recipiente metálico que armazena produtos voláteis como o gás, podemos usar as palavras botijão ou bujão. A palavra botijão é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo o mais utilizada.
Plural: gases. Confrontar: gaz e gaze.
Isto é, gases é o plural de gás, que significa estado da matéria que tem a característica de se expandir espontaneamente, ocupando a totalidade do recipiente que a contém.
Gase ou gaze
Resposta. Acho que o plural é cantis.
(Accelerate/Rush) – Apressar algo, alguma tarefa; correr, acelerar; ou ainda dedicar-se ao extremo.
Significado de Gafe substantivo feminino Ação e/ou dito que denota indiscrição; comportamento impensado cujo resultado pode ser desastroso; mancada.
No inglês americano, gas também é gasolina, abreviação da palavra inglesa gasoline (US). ... Por exemplo: the gas station (US) e the petrol station (UK) para “posto de gasolina” ou the gas tank (US) e the petrol tank (UK) para “tanque de gasolina”.
petrol n. gasoline (US), petrol (UK) n. gasolina sf.
A gíria "guy" é o melhor equivalente em inglês para a expressão "cara" em português, quando nos referimos a uma pessoa do sexo masculino. É uma das gírias mais abrangentes, e é usada tanto por jovens quanto por pessoas de mais idade. ...
O gás liquefeito de petróleo é formado pela combinação de butano e propano, dois gases derivados do petróleo.
O GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) é um composto de 4 hidrocarbonetos, principalmente o butano e o propano, contando com gases como o etano em menor escala. Já o GN (Gás Natural) é composto 90% por metano, com uma participação menor de gases como o butano e o propano. ... Ambos os gases não têm cor nem cheiro.
Enquanto o GLP (gás liquefeito de petróleo) é o tipo mais tradicional usado, o GN (gás natural) pode exigir adaptações dos eletrodomésticos já utilizados pela família. Sendo a composição desse tipo de gás variável, sua chama não é estável.
Basicamente, qualquer equipamento funciona com dois tipos de gás: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o Gás Natural (GN).
Tipos de Botijões de Gás no Brasil
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas.
Se na sua residência ou prédio é usado botijão de gás, seu gás é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Agora, se o gás é fornecido direto da rua e você recebe uma conta separada de gás, parecida com a sua conta de energia elétrica, seu gás é o Gás Natural (GN).
Gás natural associado e não associado O gás natural pode ser classificado em duas categorias: associado e não associado. ... O gás não associado é aquele que está livre do óleo e da água no reservatório; sua concentração é predominante na camada rochosa, permitindo a produção basicamente de gás natural.
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
O Rio de Janeiro é o principal produtor de gás natural, respondendo por mais da metade da produção nacional, sobretudo em virtude do acentuado crescimento dos últimos anos. O estado de São Paulo também teve crescimento expressivo nos anos recentes e é responsável, atualmente, por 15% de toda a produção.
Biomassa vai substituir gás natural como fonte de energia em petroquímica. Desde os primórdios do desenvolvimento industrial, as grandes indústrias utilizam a geração de vapor para a produção energética.