Depois de analisar cuidadosamente quais são os melhores cremes para pele atópica para crianças, nossos especialistas escolheram as melhores opções. Aqui está uma seleção completa dos melhores cremes para a pele atópica para crianças disponíveis no mercado. Continue lendo para descobrir quais são os melhores cremes para a pele atópica infantil do momento.
A psoríase é outra doença crônica da ele, que na infância pode ter algumas semelhanças clínicas com a dermatite atópica, mas um exame clínico detalhado e eventualmente a biópsia pode diferenciar as duas doenças.
Imagine uma parede sem argamassa: mais permeável e mais sensível. Com essa analogia, a jornalista Lilian Wiczneski, 31, tenta explicar como é conviver com a dermatite atópica (DA), uma doença caracterizada pelo processo inflamatório crônico da pele. Assim como em seus filhos, Helena, de seis anos, e Felipe, de três, a doença foi diagnosticada na primeira infância. Deram sorte. Muitos não procuram atendimento médico no início dos sintomas, embora a Sociedade Brasileira de Dermatologia estime que até 25% das crianças e 7% dos adultos sofram com o problema. O resultado pode ser agravamento do quadro e surgimento de problemas secundários em longo prazo.
A pomada de betametasona pode ser indicada pelo dermatologista para ajudar a reduzir a inflamação na pele, aliviando os sintomas da dermatite atópica como coceira, o inchaço e a vermelhidão da pele.
É importante ressaltar que as pomadas para dermatite atópica no bebê ou na criança deve ser usada somente com indicação médica, após avaliação da saúde da criança, gravidade dos sintomas e idade.
A médica reforça que o uso de emolientes e hidratantes é necessário em todos os momentos e em todas as idades, bem como sabonetes suaves com pH próximo ao da pele e adequação da temperatura do banho. A utilização de remédios caseiros é desaconselhada porque muitos produtos naturais também têm a capacidade de irritar a pele já lesada, agravando a inflamação.
A dermatite de contato é uma dermatose causada pelo contato de agentes externos com a pele. Pode ocorrer com a dermatite atópica, quando é tratada com medicamentos inadequados, como os utilizados para tratar sarna, micoses ou até mesmo o uso de chás e plantas de uso caseiro.
Fase do adolescente e adulto (maiores de 12 anos): as lesões, que podem ser continuidade das fases anteriores, são mais restritas às flexuras (antebraços, joelhos, pescoço), punhos, mãos e mamilos. Na face, as localizações preferenciais são ao redor da boca e dos olhos.
Os hidratantes são indicados para a dermatite atópica, pois ajudam manter a umidade e acalmar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, irritação, vermelhidão e ressecamento, além de prevenir o surgimento de novas crises de dermatite atópica.
Além disso, devido ao risco de efeitos colaterais, como atrofia da pele e alterações nos vasos sanguíneos superficiais, é importante consultar o dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer medicamento.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A primeira das marcas de cremes para a pele atópica que você deve considerar é a Babe Laboratorios. É um creme hidratante enriquecido com Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9. É o creme ideal se pretende manter a estabilidade da barreira cutânea, bem como se pretende tratar a irritação, a sensação de comichão e repuxamento na pele. Este creme atua eficazmente contra a dermatite atópica, quebrando o ciclo do prurido e da coceira e proporcionando-nos uma ótima sensação de suavidade e conforto.
Sim! A coceira, ou prurido, é uma das principais características da dermatite atópica. A barreira da superfície da pele está enfraquecida, o que significa que alérgenos e substâncias irritantes podem penetrar profundamente na pele, causando inflamação e liberando a histamina, molécula que provoca a coceira.
Os remédios inicialmente usados para dermatite atópica costumam ser cremes e pomadas com corticoides ou imunossupressores, sendo outros tratamentos normalmente indicados quando as medidas iniciais não foram suficientes para aliviar os sintomas. Confira as principais pomadas para dermatite atópica e como usar.
A dermatite atópica é uma condição hereditária que vem de família. A pele não produz substâncias oleosas suficientes para se proteger, ficando vulnerável e suscetível a ataques de alérgenos e fatores irritantes.
A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele, que pode afetar bebês, crianças, adolescentes ou adultos, causando sintomas como ressecamento da pele, placas vermelhas, coceira intensa ou inchaço na pele.
Além disso, essa pomada pode ser indicada como tratamento de manutenção para evitar novas crises da dermatite atópica, ou para aliviar os sintomas e controlar as crises, e deve ser usada somente com indicação médica, sendo contra-indicada para crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou lactantes.
A médica dermatologista Rosana Lazzarini afirma que a dermatite atópica se manifesta pela presença de áreas de eczema (vermelhidão, saída de líquido claro nas fases agudas e espessamento da região nas fases crônicas). As regiões mais afetadas do corpo tendem a mudar conforme a faixa etária ou a evolução da doença (veja mais abaixo). Em todos os casos, coceiras e recidivas - períodos de melhora e piora - são sintomas comuns. Formas graves da doença, que acometem toda a pele, tornam o tratamento mais difícil e demorado. “Por outro lado, existem formas mais leves da dermatite que apresentam poucas lesões, durante um período curto, e que desaparecem sem sequelas”, afirma Rosana.
Fase infantil (dos 3 meses aos 2 anos de idade): os sintomas costumam ser predominantes na face, poupando a área central, e no couro cabeludo. A dermatite atópica pode ainda acometer dobras dos braços, membros inferiores e, nas formas muito graves, toda a pele.
Por fim, nossos especialistas selecionaram os Cremes para Pele Atópica Infantil Denenes. São cremes especialmente concebidos para o corpo das crianças, elaborados com os melhores componentes e os melhores produtos naturais. Desta forma, são cremes que minimizam muito o impacto negativo na pele das crianças e que as ajudam a hidratar e manter-se saudáveis. Os especialistas recomendam aplicar este creme para a pele atópica suavemente, espalhando-o confortavelmente pelo corpo dos bebês para não causar irritação.
O tratamento para dermatite atópica pode ser feito com o uso de remédios na forma de pomadas, comprimidos ou injeção, indicados pelo médico de acordo com a gravidade de sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço ou descamação da pele.
As pomadas para dermatite atópica devem ser usada com indicação do dermatologista, após avaliação dos sintomas, sua gravidade, idade da pessoa, e assim receitar a melhor pomada de forma individualizada. Veja quais são as pomadas mais indicadas para os principais problemas de pele.