A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
Resposta. O motivo principal da Inconfidência Mineira foi a questão da ''derrama'. Que era uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados.
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
45 anos (1746–1792)
Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819) foi o delator dos inconfidentes mineiros que planejavam libertar o Brasil do regime colonial português. ... Instalado no Brasil, era coronel da cavalaria das Gerais no arraial de Borda do Campo (hoje Antônio Carlos) na capitania das Minas Gerais.
Resposta: Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819) foi o delator dos inconfidentes mineiros que planejavam libertar o Brasil do regime colonial português. ... Instalado no Brasil, era coronel da cavalaria das Gerais no arraial de Borda do Campo (hoje Antônio Carlos) na capitania das Minas Gerais.
Ele atuou na Inconfidência Mineira e seu nome é sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792). Sua delação resultou na morte de Tiradentes.
Joaquim Silvério dos Reis
Quem decidiu contar à Coroa o plano conspiratório da Inconfidência Mineira foi um Coronel e comandante militar; Joaquim Silvério dos Reis, responsável por um regimento de cavalaria auxiliar. Foi Joaquim quem traiu Tiradentes e seus companheiros, resultando no enforcamento de Tiradentes.
Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes
Um dos fatores que impulsionaram a inconfidência mineira foi o elevado endividamento das elites de Minas Gerais com o poder central -naquela época, a Coroa portuguesa. Era o caso do próprio Silvério dos Reis, que chegou a fazer parte do movimento, mas resolveu seu problema ao delatar seus companheiros.