Resposta:Graças ao ciclo do café foi implantada no Brasil, sobretudo em são Paulo, uma grande infra-estrutura, para o desenvolvimento de um parque industrial, dentre os quais: capital, mão-de-obra, ampliação do mercado consumidor, energia e rede de transportes.
Os fazendeiros, principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto. As mansões da Avenida Paulista refletiam bem este sucesso. Boa parte dos lucros do café foi investido na indústria, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o desenvolvimento deste setor e a industrialização do Brasil.
Surgiram ainda os chamados comissários do café, homens que exerciam a função de intermediários entre os latifundiários e os exportadores. Além de controlarem a venda do produto, garantiam aos latifundiários acesso a créditos para a expansão da produção e também viabilizavam a compra de produtos importados.
O Brasil é o maior produtor mundial de café. ... Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas (US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano), contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial.
Foi o café responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro. ... Trouxe também aproximadamente 4 milhões de imigrantes entre o final do século XIX e início do XX, vindos especialmente da Europa.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País, proporcionado assim renda, acesso a saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias.
:: Graças aos recursos das exportações, que no final do século XIX respondia por cerca de 80% das receitas de nossa balança comercial, importância essa que manteve seu auge até o final da Segunda Guerra Mundial (1938-1945), o café proporcionou a sustentação do aparelho político e administrativo do Regime Republicano, ...
É por isso que o desjejum, comumente denominado de café da manhã, é a 3ª refeição mais importante do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios.
A primeira alimentação do dia, conhecida como desjejum, é muito importante. A falta do café da manhã provoca a queda dos níveis de açúcar e falta de energia. Procure mesclar proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis e mantenha uma alimentação adequada e saudável em suas refeições.
Isso porque o café da manhã é considerado a primeira e a principal refeição do dia. ... Segundo os especialistas em nutrição, um dos motivos é que os alimentos dessa refeição são os primeiros combustíveis do dia. Depois de várias horas em jejum, o corpo – especialmente o cérebro – precisa de alimentos.
Assim que acordamos, nosso metabolismo está lento. Daí a extrema importância de tornarmos o café da manhã uma rotina em nossas vidas. Ele auxilia na aceleração metabólica de nosso corpo, o que nos dá energia e vitalidade. Portanto, quem pretende manter o organismo em equilíbrio jamais deve pular o desjejum.
Desta forma, o café da manhã se torna a principal refeição do dia. Ele deve fornecer a quantidade adequada de nutrientes e uma variedade de vitaminas, minerais e fibras para garantir energia e vitalidade para o dia que se inicia", esclarece a nutricionista Vanessa Azevedo.