Qual das doenças negligenciadas possui maior incidência no Brasil? E quais os tratamentos disponíveis para as pessoas infectadas? Em números absolutos, a dengue é a doença com maior incidência no país, mas não há tratamento específico e nem vacina.
As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
O motivo? "Elas estão relacionadas à pobreza, não têm muito interesse para o mercado porque não dão um retorno lucrativo", explica Sinval Brandão, pesquisador da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). A OMS classifica 17 patologias como doenças tropicais negligenciadas.
A leishmaniose é a doença mais negligenciada do mundo. Isso ocorre, segundo dr. Boulos, porque ela atinge principalmente os países em desenvolvimento, e quem produz os medicamentos e vacinas são os grandes laboratórios privados, que investem menos onde há menos retorno financeiro.
A tuberculose está no rol das chamadas doenças negligenciadas, aquelas que afetam principalmente populações de baixa renda e vulneráveis, e proporciona a continuidade do ciclo de desigualdade, pobreza e exclusão social, com graves consequências ao desenvolvimento de um país.
ESSES SÃO APENAS ALGUNS EXEMPLOS DE DOENÇAS CHAMADAS DE NEGLIGENCIADAS, OU SEJA, AQUELAS QUE ACONTECEM PREDOMINANTEMENTE NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. POR CAUSA DO MERCADO POBRE, A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NÃO SE INTERESSA EM DESENVOLVER MEDICAMENTOS PARA ESSAS DOENÇAS, QUE MATAM MILHARES DE PESSOAS POR ANO NO MUNDO.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem 17 doenças tropicais negligenciadas: dengue; raiva; tracoma; úlcera de Buruli; bouba; hanseníase; doença de Chagas; doença do sono; leishmaniose; teníase e neurocisticercose; dracunculose; equinococose; trematodíases de origem alimentar; filariose linfática; ...
Como essas doenças estão relacionadas às condições socioeconômicas, programas de prevenção ligados ao saneamento básico são umas das melhores maneiras de prevenir a ocorrência, com ações que incluem cuidados com água ingerida e como a maioria das doenças está relacionada a insetos, a conscientização da população para ...
Em documento de 2009, a OMS destacou como prioritárias: úlcera de Buruli, doença de Chagas, dengue e dengue hemorrágica, dracunculíase, tripanossomíase africana, leishmaniose, lepra, filaríase linfática, oncocercíase, esquistossomose, helmintíases, tracoma e zoonoses (tais como anthrax, tuberculose bovina, brucelose, ...
As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
Conheça as principais doenças tropicais negligenciadas
Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos.
Fatores Endógenos - Intrínseco ao hospedeiro- Idade- Fatores hormonais- Fatores metabólicos- Fatores Congênitos- Fatores Hereditários- Fatores Imunológicos- Fatores neurogênicos. Fatores Exógenos - Exteriores ao hospedeiro- Traumatismos- Microrganismos patogênicos- Agentes físicos- Agentes químicos.