Em regra, os pedidos médicos/receitas médicas têm validade de 30 dias. Contudo, alguns contratos preveem validade maior. Portanto, o beneficiário deverá verificar a validade do pedido médico junto à sua operadora.
Como fazer um prontuário corretamente
Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O prazo de validade é de 60 (sessenta) dias a partir da data de autorização do procedimento, podendo ser revalidada por mais 30 (trinta) dias.
Para os clientes Unimed, a validade da autorização para exames é de 60 dias.
Sim, a guia tem validade de 30 dias antes de ser autorizada. Após a data de autorização emitida pela Unimed, ela tem validade de 90 dias. Caso o beneficiário não realize o procedimento dentro desse período, será necessário um novo pedido médico.
Basta entrar no site www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiário e acessar o canal de serviços on-line. Em seguida, insira o código de identificação (código do cartão) e realize a requisição, clicando em “Solicitação Eletrônica de Autorizações” e preencha o formulário com os dados que serão solicitados.