É a figura que sozinha preenche o espaço de um compasso inteiro.
Usamos as horas, os minutos e os segundos para marcar o tempo e a duração de algum acontecimento ou compromisso. O segundo é adotado pelo Sistema Internacional de Medidas como parâmetro para as demais unidades.
A unidade de compasso seria uma Semi-breve com ponto de aumento, a unidade de tempo seria uma seminima.
Isso significa que a unidade de tempo tem duração de 1/4 da semibreve (uma semínima) e o compasso tem 4 unidades de tempo.
Resposta: Compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.
O primeiro tipo de classificação leva em conta o número de tempos que compõem o compasso, definindo-os como: binário, caso o compasso tiver dois tempos; ternário, caso tiver três tempos; quaternário, caso tiver quatro tempos.
Explicação: O compasso quaternário é formado pelo conjunto de 4 tempos. É característico que o primeiro tempo seja forte, o segundo fraco, o terceiro com intensidade mediana e o último seja fraco. Podem ser simples e compostos, caracterizando o primeiro exemplos de 4/8, 4/4, 4/2 e o segundo 12/16, 12/8, 12/4.