A capacidade de agir de forma rápida e precisa é valiosa no Mundo VUCA. Se tudo acontece de forma veloz, conseguir resolver um problema complexo com agilidade pode garantir que as melhores oportunidades de ação não serão perdidas.
A liderança no mundo VUCA (que vem do acrônimo inglês de Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous) deve se basear em um novo modelo, mais antenado com o desejo de crescer e prosperar do indivíduo, via a criação e difusão de ideias novas e adaptativas.
No Mundo VUCA, é muito importante manter a visão estratégica afiada, porque as mudanças serão constantes, assim como a elaboração dos planos. Além disso, sempre faça o acompanhamento dos resultados obtidos por uma determinada ação.
4. Visão sistêmica e estratégica. Os grandes líderes possuem um dom nato de enxergar e planejar o futuro e, assim, se antecipar diante dos desafios, riscos e dificuldades, além de identificar boas oportunidades de negócios.
5 principais habilidades de um líder
Para isso, é preciso possuir habilidades, atitudes e comportamentos quando transmitimos ou recebemos mensagens, destacando: Domínio da linguagem verbal e habilidade de falar com clareza e objetividade; Consciência e controle da linguagem corporal; ... Ouvir a mensagem, processá-la e fornecer a resposta adequada.
Ensinar, delegar, motivar e transmitir confiança são atitudes que um líder deve apresentar para seus colaboradores e que não apenas favorecem o meio profissional, como também o pessoal.
8 habilidades que o mercado exige de um gestor hoje em dia
Estabilidade financeira, reconhecimento profissional e social, qualidade de vida, realização de sonhos — essas são algumas das expectativas de quem deseja ascender a um cargo de liderança. Para alcançá-lo, os candidatos precisam demonstrar que possuem determinadas características e competências.
7 dicas para ser um bom diretor de escola pública
Um bom gestor é reconhecido por encarar o ato de planejar como algo contínuo, gradativo, flexível e responsável — ou seja, como um líder que não busca apenas o seu desempenho no futuro, mas sim no presente.
Abaixo listamos algumas qualidades que podem ser encontradas em um supervisor de alto nível:
Como o nome sugere, um supervisor é o responsável por supervisionar o trabalho de um grupo de pessoas. Basicamente, é o profissional que avalia se metas estão sendo cumpridas e como andam os indicadores de desempenho.
A diferença é nenhuma. As três são funções de chefia com mais de dois subordinados diretos. Como não existe qualquer determinação legal que estabeleça uma ordem de hierarquia, a decisão fica a critério de cada empresa. Em uma, a função de supervisor pode estar acima das outras duas.
Supervisiona as atividades de produção da fábrica, controla o volume a ser produzido, custos e qualidade e acompanha a eficiência da mão de obra. Elabora relatórios sobre o desempenho de produção e promove o uso adequado das instalações e equipamentos.