região sudeste
"Quem produz comida é o produtor brasileiro: o pequeno, médio e grande". Em documentos oficiais, no entanto, a divisão ainda é feita. Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário apontam a existência de 4,4 milhões de agricultores familiares.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a agricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos para os brasileiros.
O Brasil desempenha um papel importante na produção de alimentos e na conservação da natureza. Somos o 5º maior país do mundo, com 850 milhões de hectares, dos quais 63% é composta de vegetação natural. O país é atualmente o maior produtor de açúcar, café e suco de laranja e o maior exportador de carne bovina e soja.
Além de grãos, o Brasil produz por ano cerca de 35 milhões de toneladas de tubérculos e raízes (mandioca, batata, inhame, batata doce, cará, etc.). Comida básica para mais de 100 milhões de pessoas. A agricultura brasileira produz, ainda, mais de 40 milhões de toneladas de frutas, em cerca de 3 milhões de hectares.
A definição mais simples de processamento alimentar é “uma variedade de operações através das quais os alimentos crus se tornam aptos para consumo, confecção ou armazenamento”. Desta forma, pode considerar-se que lavar, pelar, fatiar, fazer sumo ou remover as partes não edíveis são formas de processamento alimentar.
Podemos considerar a produção de alimentos como necessidade básica para a nossa sobrevivência. ... Isto quer dizer que as populações vão sendo envenenadas lentamente, através da absorção de produtos químicos de que os alimentos estão impregnados.
Resposta: A agricultura sustentável é definida como o uso de tecnologias e práticas agrícolas que maximizam a produtividade da terra e, ao mesmo tempo, buscam minimizar os danos, tanto para ativos naturais, como solo, água, ar e biodiversidade, quanto para a saúde dos agricultores e dos consumidores (PRETTY, 2002).
Resposta. Resposta: A alimentação sustentável consiste em utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas, como cascas, talos, sementes, entrecascas e folhas.
Para ser considerado sustentável, o ideal é que o alimento seja produzido por uma cadeia que adote práticas responsáveis, do ponto de vista social e ambiental. ... Segundo Dafné, a sustentabilidade alimentar depende do entendimento dos impactos que o produto gera ao meio ambiente.
No entanto, há várias dimensões que a relação entre alimentação e sustentabilidade assume. A alimentação está relacionada a praticamente todos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que dependem, portanto, de uma mudança radical em nosso sistema alimentar para serem atingidos.
A alimentação sustentável reduz o aquecimento global e a grave ameaça das mudanças climáticas. A mudança no uso dos solos e sua degradação, bem como a dependência da energia fóssil, contribuem com cerca de um quarto das emissões de gases de efeito estufa, principalmente carbono, na atmosfera.
Os alimentos orgânicos passam por um processo de produção sustentável em todas as suas fases, com o objetivo de amenizar os danos causados ao meio ambiente. Eles podem ser carnes, frutas, vegetais e até alguns industrializados, como biscoitos, massas e pães.
A alimentação saudável e sustentável deve estar relacionada à produção de alimentos que protejam a biodiversidade e promovam o consumo variado, resgatando alimentos, preparações e hábitos culturais tradicionais.
10 passos para você ter um dia a dia mais SUSTENTÁVEL
O primeiro passo para se obter o desenvolvimento sustentável é o planejamento e o reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, já que muitas vezes o desenvolvimento econômico é confundido com o crescimento econômico mal planejado, que tem sua matriz energética justamente no consumo exacerbado dos recursos ...