As raízes da cana-de-açúcar são classificadas como raízes do tolete (ou de fixação) e raízes do perfilho. As raízes do tolete são originadas a partir de primórdios radiculares do tolete de plantio, são delgadas e ramificadas.
Qual a diferença entre monocotiledôneas e dicotiledôneas? As monocotiledôneas são uma classe de plantas que têm apenas um cotilédone em sua semente. Já as dicotiledôneas são uma classe de plantas que se caracteriza pela presença de dois cotilédones laterais em cada semente.
Pode-se dividir o sistema radicular da cana-de-açúcar em "raízes dos toletes" e "raízes dos perfilhos". (Figura 1). As raízes dos toletes são as primeiras a se desenvolverem, sendo que essas raízes desenvolvem-se a partir dos primórdios radiculares do tolete (Figuras 2 e 3).
Esta lavoura recebe o nome de cana-planta, no seu primeiro corte; soca ou segunda folha, no segundo; e, ressoca ou folha de enésima ordem nos demais cortes até a última colheita, completando, assim, o ciclo da cana plantada, quando é feita a renovação do canavial.
Fasciculada
Normalmente, o sistema radicular do milho ocupa menos de 1% do volume de solo nas camadas mais férteis. ... O solo é um reservatório de água para a planta. Porém, o tamanho deste reservatório depende diretamente do tipo de solo, aspectos químicos e físicos, mas também do volume e profundidade das raízes.