Introdução. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma política de gestão de serviços, na qual a qualificação dos processos de trabalho em saúde se dá a partir da problematização do cenário de práticas, tendo como objetivos a resolutividade, integralidade e humanização da atenção.
Para efetivar todos os pressupostos a que se propõe, o processo de trabalho em saúde das Equipes de Atenção Básica (EqAB) deve contemplar um conjunto de ações coordenadas e orientadas, de caráter individual e coletivo, desde a promoção à reabilitação da doença, a fim de modificar a situação de saúde da população, seus ...
A denominação para risco ocupacional é simples – é a probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais. Ou em outros termos, são acidentes ou doenças possíveis a que estão expostos os trabalhadores no exercício do seu trabalho ou por motivo da ocupação que exercem.
Portanto, podemos afirmar que a qualificação fornece a base ao profissional para que ele se forme, esteja apto ao trabalho, enquanto que a capacitação aprimora seu crescimento contínuo, focado nas suas habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais.
A certificação significa o reconhecimento formal (por meio de emissão de diploma) da capacidade para o exercício de determinada atividade. Pressupõe a existência de uma entidade certificadora que irá atestar a habilidade e os conhecimentos do interessado.
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional. A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.
Para um indivíduo, o ato de qualificar-se (ou seja, sua qualificação) não é outra coisa senão a assimilação, por ele, da cultura técnica. ... Já a competência é a capacidade pessoal de ativação desta cultura técnica.
Essencialmente, as competências são um grupo de habilidades, conhecimentos e atitudes que os colaboradores precisam para realizar seu trabalho de forma eficaz.
Quais são as competências socioemocionais? As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.