38 Semanas de Gravidez: o Desenvolvimento do seu Bebê Oitenta e cinco por cento dos bebês nascem dentro de duas semanas da data prevista para o nascimento, então você provavelmente dará à luz em algum momento nas próximas quatro semanas.
Os movimentos do bebê estão cada vez menores e mais apertados devido ao seu tamanho dentro do útero, mas ainda é normal você senti-lo se mexer em torno de 10 vezes ao longo do dia. Seu bebê com 38 semanas de gravidez, mede nesta semana em torno de 49,8 centímetros e pesa em média 3 kg.
Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
O desenvolvimento do feto com 37 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo. O bebê já pode nascer a qualquer momento, mas ele poderá permanecer ainda na barriga da mãe até as 41 semanas de gestação, somente crescendo e engordando.
Gestações a termo duram entre 39 a 40 semanas, mas algumas podem levar mais tempo para o bebê nascer; saiba os riscos. Gestação prolongada exige cuidados e atenção redobrada para evitar sofrimento fetal.
9 Meses são 40 semanas de gravidez. O seu bebé está pronto para nascer o que pode acontecer a qualquer momento.
Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo.
A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão. As formas e o melhor momento para a indução é sempre discutido com a família de acordo com o quadro clínico da gestante.
Apesar de ser uma técnica, em geral, segura, a indução envolve riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. No primeiro caso, eles estão ligados a efeitos colaterais dos medicamentos usados para induzir o nascimento do bebê. “Pode gerar muita contração, muita dor, pode ter infecção se for usado um método mais invasivo.
O maior benefício da cesárea é o planejamento. A mulher pode fazer a cirurgia eletiva, desde que a partir das 39 semanas de gestação. "Idealmente perto das 40. Quanto mais tempo deixar o bebê, melhor a evolução", diz Carolina.
Depois de duas cesáreas os riscos são semelhantes, menores para a prova de parto. Há evidências que relatam que após 1 ano e 8 meses de intervalo entre partos, há uma melhora nas chances de parto vaginal. No caso da rotura uterina, ela independe do tempo entre os partos.
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são: