As principais características da Teoria Comportamental são: A grande ênfase nas pessoas; A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho); O estudo do comportamento humano.
Teorias Comportamentalistas (behavioristas) As teorias comportamentalistas, ou o behaviorismo, são uma corrente que afirma que o único objecto de estudo da psicologia é o comportamento observável e susceptível de ser medido.
Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
No momento em que Skinner (1953) aponta que o self seria a causa de comportamentos quando o indivíduo que se comporta não conhece as variáveis das quais seu comportamento é função, pode-se inferir que causas são atribuídas a uma estrutura interna quando o indivíduo não tem a capacidade de descrever as variáveis que ...
O Behaviorismo compreende uma corrente da psicologia que tenta explicar o comportamento como influencias dos estímulos do meio. ... Para esta corrente o ser humano se resume às contingências observáveis.
Exemplo de condicionamento operante no dia a dia: É muito barulhento lá fora, assim você liga a televisão para mascarar o ruído. Ligar o rádio diminuiu o ruído desagradável. Exemplo de condicionamento operante na escola: Um professor isenta o aluno da prova final, se ele têm um comportamento adequado.
O comportamento Respondente é todo aquele comportamento que é involuntário, que acontece mediante as contingências. ... Piscar os olhos na presença de alguma partícula de sujeira ou cisco nos olhos é um comportamento respondente, há um estimulo/resposta e é incondicionado (não aprendido).