O termo foi criado na década de 1960 e utilizado oficialmente em 1968 na NATO Science Committee. Sua criação surgiu numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático, controlado e de qualidade mensurável) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.
Como fazer o controle de qualidade
Vamos definir as tarefas que serão realizadas em cada interação – essas tarefas podem variar de empresa para empresa, dependendo muito da forma como ela é organizada.
A qualidade de um software deve estar em conformidade com especificações e padrões de desenvolvimento, há necessidades explícitas e objetivos propostos por aquelas pessoas que produzem software, garantindo que, tanto o produto do software quanto um bom processo de desenvolvimento, atinjam níveis de qualidade mantendo ...
Os processos devem ser entendidos como verdadeiras etapas do desenvolvimento de software — mantendo, inclusive, a importância da sua ordem de execução. ... É por isso que estabelecer processos envolve, também, definir quando e como eles serão executados, além de quem é o responsável por cada um.
Nesta etapa é feita a codificação do software a partir da descrição computacional feita na etapa de projeto em uma linguagem que torna possível a compilação e gerar um código executável para o processo de desenvolvimento de software.
Existem diversos processos de desenvolvimento de software, no entanto há algumas atividades básicas comuns à grande parte dos processos existentes, nesse artigo será descrito algumas dessas atividades, como: Levantamento de requisitos; Análise de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Implantação.
Processo de software é definido como uma metodologia para as atividades, ações e tarefas necessárias para desenvolver um software de alta qualidade. ... Projeto e implementação de software: O software deve ser produzido para atender às especificações.
4 – Por que se leva tanto tempo para concluir o software? Porque a construção de um software é desenvolvida em várias etapas muito precisas, onde qualquer erro pode acarretar vários problemas, então cada etapa deve ser feita com muita calma e precisão.
Desenvolvimento de Software – diferentes métodos, mesmos pilares
Implementação é a fase do ciclo de vida de um software (programa computacional, documentação e dados), no contexto de um sistema de informação, que corresponde à elaboração e preparação dos módulos necessários à sua execução.
Implantação é a fase do ciclo de vida de um software (programa computacional, documentação e dados), no contexto de um Sistema de Informação, que corresponde textualmente à passagem do software para a produção. ... Estas atividades podem ocorrer no ambiente de produção e ou no ambiente de desenvolvimento ou em ambos.
A etapa de implantação do projeto é o momento em que se tem uma elevada quantidade de incertezas, em função da habitual indisponibilidade de informações detalhadas. ... É nessa fase, por exemplo, que são definidas as metodologias e ferramentas de gestão de projetos que serão empregadas.
Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. ...
O hardware corresponde aos componentes físicos do computador, ou seja, são as peças e aparatos eletrônicos que, ao se conectarem, fazem o equipamento funcionar. O software é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são os programas e aplicativos que fazem com a máquina funcione.
Por último, o Software de sistema, que é considerado o mais importante. Pois é ele que permite ao usuário usar a interface do sistema operacional incorporada ao dispositivo. ... Sendo assim, podemos dizer que o Software de sistema é que conecta os aplicativos aos recursos de Hardware que o dispositivo tem.
Software é a parte lógica do computador. Ex.: Microsoft Windows, Linux, BIOS, Microsoft Word, Microsoft Excel, Opera, Google Chrome, Vlc Media player, Adobe Reader, a Tube Catcher.
Conheça os tipos de software, de acordo com o objetivo que eles têm dentro do sistema informático.