O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação as anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
Max Weber
Wilhelm Wundt
Esta pesquisa abordou a teoria estruturalista a partir da visão dos autores Amitai Etzioni, Peter Blau e Richard Scott, sob as perspectivas de relação entre estrutura, pessoas, tipos de organização e o conflito organizacional.
Comparando Burocracia e Adhocracia quanto ao Planejamento, a Burocracia é situada a longo prazo, detalhada e abrangente, envolve políticas, procedimentos, regras e regulamentos, já a Adhocracia é situada a curto prazo envolve apenas situações rotineiras e previsíveis.
Planejar, organizar, dirigir e controlar na administração de uma pequena empresa. Planejar, organizar, dirigir e controlar são as quatro funções administrativas. ... Seja qual for o tamanho do seu negócio, você precisa exercer quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Em resumo, a administração por objetivos é um processo em que os objetivos, planos e sistema de controle da organização são definidos pela gerência e pelos colaboradores em conjunto.
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.
A Administração por Objetivos (APO) foi um método desenvolvido por Peter F. Seu termo foi usado pela primeira vez em 1954 através do livro “The practice of Management” (em tradução livre: “A prática da Administração”), escrito por Peter F. ... Drucker.
Todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. ... Portanto, o planejamento estratégico trata de olhar o passado, analisar o presente e definir as ações que serão tomas em curto, médio e longo prazos com o objetivo de criar um futuro favorável ao seu negócio.
Objetividade e funcionalidade: Consiste em levar em conta a análise das condições da realidade, adequando o plano ao tempo disponível. Precisão e clareza: O plano deve apresentar uma linguagem simples e clara.