O Google é, de fato, a ferramenta de pesquisa mais utilizada por qualquer pessoa no dia a dia. Isso porque ela permite resultados em variados que são exibidos em uma fração de segundos, tornando possível encontrar praticamente qualquer coisa na internet. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que é possível otimizar ainda mais o processo de busca no site, o que é ideal para quando o assunto a ser pesquisado é mais complexo ou os resultados precisam ser mais refinados.
Se você pesquisa apenas não é a vida que se ganha, sem aspas, os resultados podem ser semelhantes, mas páginas em que estas mesmas frases aparecem de próximas umas às outras — e não necessariamente nesta sequência — também podem aparecer. Assim, usar as aspas confere mais precisão a uma busca.
Ainda há pouco, você leu sobre as abas que o Google tem. Uma delas é o “shopping” que nada mais é do que um compilado de resultados somente com ofertas sobre determinado produto.
Por exemplo, “Minas Gerais”. Você achará todos os resultados que a web te oferece, mapas, notícias relacionadas ao estado, imagens, vídeos e ainda podem ter outras opções em “mais”. Clicando em cada um dele, você terá resultados específicos conforme aquela categoria.
As opções incluem seções específicas para mapas, notícias, imagens, vídeos, livros, shopping e aplicativos. A ordem na qual elas são exibidas mudam de acordo com o item pesquisado — no exemplo abaixo, a pesquisa por Brasil permite fácil acesso à opção “Mapas”:
O Google é um serviço inteligente e tenta prever aquilo que você quer quando digita algo no buscador. Porém, nem sempre isso é possível, então para aumentar as chances de encontrar o que você procura, usar mais termos de pesquisa pode ser a melhor opção.
Digamos que você queira fazer uma pesquisa sobre como gerar nota fiscal eletrônica:
Funcionalidade que permite que você filtre a busca por arquivos em extensões específicas. Para isso, basta usar o termo “filetype:” e o formato desejado (sem espaço entre os dois!).
Para saber se você deve ou não levar o guarda-chuva ou mais um casaco ao sair de casa, use o Google. Para saber como está o tempo em Curitiba, basta digitar clima Curitiba — e, obviamente, basta trocar o nome da cidade para obter informações climáticas a respeito de outras localidades.
Ao encontrar uma imagem, clique sobre ela para pré-visualizar não somente a foto, mas também algumas de suas informações. Aqui, você tem duas opções: clicar em “Visitar página”, para abrir a página em que a imagem foi utilizada, e “Visualizar imagem” para abrir apenas o arquivo em seu navegador.
Esse recurso é muito explorado para quem procura imagens no site. A ferramenta tem opções de;
Quer saber a distância entre duas cidades? Quer saber quantos quilômetros separam a Terra da Lua? Quer saber quando será o Carnaval e a Páscoa no ano que vem? É só perguntar para o Google.
A interface é escrita em chinês e praticamente só traz resultados de pesquisa em chinês, por isso, se você não fala o idioma, provavelmente não é a escolha certa para você. No entanto, se você está procurando conteúdo chinês, pode valer a pena conferir.
Se você odeia ver anúncios do Google na parte superior das páginas de resultados de pesquisa, experimente o Neeva. Neeva é um mecanismo de busca livre de anúncios desenvolvido pelos principais executivos do Google que queriam uma segunda chance de fazer algo “não corrompido por tudo o que deu errado na primeira vez”.
Certamente, você é um daqueles que se interessam em todas as técnicas de rankeamento no site de buscas. E ter conhecimento dessas dicas é fundamental para saber como desenvolver melhor ainda seu conteúdo.
No entanto, com Wiki.com, você pode pesquisar páginas da Wikipedia e encontrar os resultados exatos que você está procurando em apenas alguns cliques. Há também opções para filtrar suas pesquisas para incluir todas as wikis, wikis de pessoas, resultados de enciclopédia e muito mais.
O próprio Google organizou uma página com vários conteúdos legais que explicam o funcionamento dos seus mecanismos de pesquisa e dão várias outras dicas. O endereço é www.google.com/insidesearch.
O algoritmo de pesquisa Swisscows AI-powered é muito parecido com o do Google, pois funciona para entender o contexto de sua consulta, a fim de fornecer os melhores e mais precisos resultados.
O Brave Search é uma alternativa interessante ao Google por integrar perfeitamente com o Navegador Brave. Inclusive ele já vem como motor de busca padrão para quem baixa o browser.