A função do sistema venoso portal hepático é o de receber todo o sangue proveniente do trato digestivo, do baço , do pâncreas e da vesícula biliar e transportá-lo para o fígado . Ou seja, o sangue que circula por ela está carregado de substâncias que foram ingeridas recentemente.
O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia porta, que ao invés de levar o sangue de volta ao coração, leva-o ao fígado. Isso permite que este orgão receba nutrientes que foram extraídos da comida pelo intestino.
Na anatomia humana, a artéria hepática comum é um pequeno vaso sanguíneo que supre sangue oxigenado para o fígado, piloro (uma parte do estômago), duodeno (uma parte do intestino delgado) e pâncreas.
É um dos principais componentes do sistema venoso porta hepático. É formada pela união da: veia esplênica com a. veia mesentérica superior....As tributárias da veia porta hepática incluem:
A síndrome de Budd-Chiari é a obstrução de efluxo hepático venoso que se origina em qualquer lugar desde os pequenos ramos da veia hepática dentro do fígado até a veia cava inferior e o átrio direito.
Trombose Crônica: Já a trombose crônica ocorre quando, durante o processo de dissolução do coágulo natural, ficam sequelas no interior das veias, destruindo a estrutura das válvulas.