A BIOQUÍMICA estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Tais reações são invisíveis a olho nu, mas têm extrema importância para a vida. Elas estão presentes especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.
Suas aplicações englobam setores como alimentos, fármacos e biofármacos, análises clínicas, biocombustíveis, pesquisa básica dentre outros. É uma ciência e tecnologia essencial para todas as profissões relacionadas a ciências da vida e uma das fronteiras de desenvolvimento das ciências químicas.
No cargo de Bioquímico se inicia ganhando R$ 3.
O curso de Bioquímica tem habilitação de bacharelado e duração média de quatro anos. Ele surgiu pela primeira vez no Brasil oferecido pela Universidade Federal de Viçosa, em 2001. Hoje várias instituições de ensino já ofertam a graduação.
No setor de bioquímica, os exames realizados dizem respeito a investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo. São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc.
Bioquímica - Exames Laboratoriais
Exemplos de exames simples:
Os exemplos mais comuns são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a hemodiálise, a quimioterapia e o cateterismo cardíaco. A lista completa dos procedimentos de alta complexidade que devem ser cobertos pelos planos de saúde pode ser encontrada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.
Procedimentos de alta complexidade (PAC), você sabe o que é? São um conjunto de exames muito importantes para um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais assertivo de diversas patologias.
Procedimentos de alta complexidade são cirurgias que exigem tratamentos diferenciados. Além do alto grau de especialização médica e das equipes de apoio, conta também com equipamentos e materiais de última geração.
A média complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e ...
Média Complexidade: Pacientes com 12 horas diárias de cuidados de enfermagem; Baixa Complexidade: Pacientes com 6 horas diárias de cuidados de enfermagem; Ventilação Mecânica: Pacientes que dependem de ventilação mecânica.
São considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. ... Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
A Superintendência de Média e Alta Complexidade é composta pelo TFD – Tratamento Fora do Domicílio, Rede de Atenção Psicossocial, CMCE – Central de Marcação de Consultas Especializadas e Exames, Ambulatório de Especialidades da SMS e a Rede de Urgência e Emergência, realizando a interlocução com as Unidades ...
A Atenção Básica também chamada de Baixa Complexidade, divide atenções com a Média e com a Alta Complexidade. É, também, é o maior e mais importante dos departamentos funcionais do SUS e o que tem recebido o maior montante de investimento pelo Governo Federal, principalmente por atuar em setores de promoção de saúde.
As especialidades que compõem este elenco são: traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, angiologia, proctologia, mastologia, gastroenterologia e cirurgia geral.
Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência. A Atenção Terciária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização.
1 - DOS PRINCÍPIOS GERAIS A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.
O enfermeiro do nível de atenção terciária, além de prestar assistência no ambiente hospitalar, proporcionando a este uma recuperação sem intercorrências, tem, como responsabilidade, assegurar através da comunicação entre os três níveis de atenção à saúde, a partir de uma dimensão sistêmica.
Terciário. Por fim, o nível terciário de atenção à saúde fornece atendimento de alta complexidade, sendo formado por hospitais de grande porte. Também envolve procedimentos que demandam tecnologia de ponta e custos maiores, como os oncológicos, transplantes e partos de alto risco.
A prevenção de enfermidades tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença específica por reduzir a probabilidade de que uma doença ou desordem venha a afetar um indivíduo (CZERESNIA, 2003). A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.
Ainda na atenção secundária, o fisioterapeuta pode atuar em cargos de gestão de equipe. Atua no diagnóstico, avaliação e tratamento de lesões nos tecidos e ou sistemas: ósseo, muscular, ligamentar e articular. Como fisioterapeuta, na área da ortopedia você pode encontrar pacientes com alterações posturais e entorses.