A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta.
Diferentemente da fase de lagarta, a borboleta adulta alimenta-se de substâncias na forma líquida, tais como néctar de flores e frutos em decomposição, uma vez que não apresenta mais maxilas, e sim um aparelho bucal adaptado ao hábito de sugar. A fase adulta pode durar de cinco dias a um ano, dependendo da espécie.
A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.
analis, as formigas maiores carregam as presas e as companheiras feridas, que costumam ser as menores, assim grande parte da mão de obra está disponível para ajudar, sem diminuir a eficiência do ataque.
É importante saber a diferença entre formigas com asas e térmitas. As térmitas (Cryptotermes brevis) são insetos que se alimentam de madeira e materiais compostos por celulose, deste modo são destruidoras ocultas que se reproduzem nas estruturas de instalações domésticas, comerciais e industriais.
As formigas geralmente se comunicam por meio de substâncias química chamadas feromônios. ... Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas.
Como qualquer formiga, a rainha se desenvolve a partir de quatro estágios: ovo, larva, pupa e fase adulta. ... Quando recebem pouco alimento, as larvas se tornam operárias; no entanto, quando uma larva recebe uma dose extra de alimento, ela irá se desenvolver em uma rainha.
Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... As relações ecológicas acontecem a todo tempo, uma vez que é praticamente impossível um ser vivo existir sem interagir em algum momento com outro.