Significado de Regimento Princípio que serve de norma; estatuto, regulamento.
Principais responsabilidades do diretor escolar
Dirige, planeja, organiza e controla as atividades de diversas áreas da empresa, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços diversos.
Acompanhar e orientar os processos pedagógicos A gestão escolar, neste caso, deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora. O diretor é também responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino.
5 características fundamentais para ser um bom diretor escolar
Ser um gestor escolar eficiente é saber negociar e delegar as tarefas de forma segura, mostrando confiança e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores, mas sem esquecer de controlar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada ação.
O vice-diretor é àquele responsável por auxiliar o diretor em suas atribuições, contribuindo para a gestão administrativa e pedagógica e compartilhando as tarefas.
Artigo 2.º - A designação para a função de Vice-Diretor de Escola recairá em docente vinculado á rede estadual de ensino, que preencha os seguintes requisitos mínimos: a) ter Licenciatura Plena em Pedagogia ou Pós-Graduação (mestrado ou doutorado) na área de Educação; ... c) pertencer, de preferência, a unidade escolar.
R$ 3.
No cargo de Coordenadora Escolar se inicia ganhando R$ 1.
Ambiente escolar: 7 mudanças que melhoram o aprendizado
Cabe ao gestor o papel de administrar a escola, organizando os procedimentos administrativos, planejando as questões pedagógicas e juntamente com toda a equipe escolar, funcionários e técnicos, criar condições para que tudo se articule e esta integração faça a escola desenvolver suas atividades adequadamente.
Para atuar como diretor de escola, o profissional precisa ser formado em Pedagogia. Mas há uma concessão para os graduados em outras áreas, com licenciatura em Educação. ... No total, 86% têm curso superior, enquanto 85% possuem experiência de pelo menos dez anos em Educação.
Um gestor escolar envolvido com o princípio democrático e com a aprendizagem dos alunos deve desenvolver em sua prática a capacidade de interação e comunicação com os pares, alunos e pais; participar ativamente dos grupos de trabalho ou de discussões na escola e fora dela, objetivando acompanhar a política educacional ...
O gestor democrático que busca a qualidade do seu trabalho deve incentivar práticas coletivas e participativas das instâncias colegiadas, representadas por pais, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.
O papel do diretor escolar não se resume a ser um líder do tipo autoritário, que age sozinho. Ele estabelece e promove uma gestão participativa e democrática. Sendo assim, toda a comunidade escolar deve ser convocada: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e familiares.
As ações são sempre realizadas levando-se em consideração o coletivo e suas necessidades. Então, nenhuma decisão é tomada sem que todos tenham consciência das suas consequências. Por isso, uma escola democrática delega as tarefas e as divide entre os participantes ativos das ações escolares.
Enquanto no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias ao ensino e aprendizagem, o Regimento Escolar apresenta as normas, as “regras” que regem tais ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar.
A gestão escolar democrática, além de fortalecer os vínculos da comunidade escolar, potencializando o processo de ensino aprendizagem dos alunos, também consegue atuar em pontos de atenção dos colégios.
A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.