O termo ácido carboxílico é utilizado para designar uma função orgânica oxigenada, isto é, que possui um átomo de oxigênio em sua estrutura. Os compostos pertencentes a esse grupo apresentam capacidade corrosiva e sabor azedo, pois são ácidos. De forma geral, são solúveis em solventes orgânicos; Não pare agora...
O ácido etanoico é o ácido carboxílico mais conhecido. ... No vinagre, que é usado para temperar saladas, é usado apenas 5% de ácido etanoico e o restante de água. O ácido etanoico é um líquido incolor, de cheiro penetrante, sabor azedo e solúvel em água, éter e álcool.
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
Aminas são substâncias orgânicas que apresentam um ou mais radicais ligados ao Nitrogênio e são muito utilizadas na produção de outros compostos orgânicos. Aminas são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da substância amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais orgânicos.
Quando se usa os prefixos di e tri, indica-se que a amina é secundária ou terciária, respectivamente, e com grupos radicais iguais. Quando os grupos são diferentes, estes são nomeados sucessivamente, do menor para o maior, terminando o nome do composto com o sufixo “amina”.
As amidas são polares, sólidas, realizam ligações de hidrogênio, possuem pontos de fusão e ebulição elevados, são mais densas que a água e são mais solúveis em solventes orgânicos, Na nomenclatura de uma amida, utilizamos prefixo (do número de carbonos), infixo (tipo de ligação entre os carbonos) e o sufixo amida.
As amidas são compostos orgânicos caracterizados pela presença de um nitrogênio (N) ligado diretamente a uma carbonila (C=O). ... São utilizadas também como fertilizantes, devido a sua disponibilidade de nitrogênios, e como medicamento, tendo ação antimicrobiana.
Funções nitrogenadas são aquelas que contêm nitrogênio na cadeia carbônica. Existem quatro formas de classificar as funções nitrogenadas: aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos.
Essas funções são classificadas em diferentes formas, sendo as principais: aminas, amidas, isonitrilos, nitrilas e nitrocompostos.