Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.
Acentuam-se o i e u que formam sequência com outra vogal, mas que não formam ditongos com ela: aí, balaústre, cafeína, contraí-la, egoísta, faísca, heroína, juízo, Luís, país, saía, saída, saúde, traíra, viúva etc. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos (crescentes ou decrescentes).
Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73. Escrevia-se, até então, "fàcilmente" (com acento grave).
A forma correta de escrita desta palavra é após, com acento agudo na vogal o. ... A palavra após pode atuar como uma preposição ou como um advérbio. É usada, principalmente, para indicar posteridade no tempo ou no espaço. É, assim, sinônima de depois, atrás, detrás e a seguir.
A forma certa como se escreve a palavra é juízo, com acentuação. Devemos acentuar as vogais “i” e “u”, seguidas ou não de s, quando forem tônicas, formarem um hiato com a vogal anterior nas palavras paroxítonas e não forem seguidas pelo dígrafo nh, sendo este o caso do vocábulo em questão.
A forma correta é juiz. Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o u anterior e está seguido de z em fim de sílaba.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido.
Use um atalho de teclado Alt
"Ü" ou "ü" é um caractere que representa também uma letra de muitos alfabetos latinos, ou a letra U com umlaut. ... Até a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, no Brasil era também usado o "ü" em contextos do tipo -gu- e -qu- (agüentar, lingüista, seqüência) para indicar que a letra "u" deveria ser pronunciada.