EQST

Qual A Finalidade Da DVE?

Qual a finalidade da DVE? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a finalidade da DVE?

Uma derivação ventricular externa (DVE) ou dreno extraventricular é um dispositivo usado em neurocirurgia no tratamento de hidrocefalia e para aliviar a pressão intracraniana quando a circulação normal de líquido cefalorraquidiano no cérebro se encontra obstruída.

O que é uma DVE?

O cateter para derivação ventricular externa (DVE) é implantado através de procedimento neurocirúrgico e pode ter complicações graves como infecção do sistema nervoso central, que podem ser prevenidas com medidas simples.

O que é uma DVE na enfermagem?

A derivação ventricular externa (DVE) é um sistema fechado de drenagem, no qual um dispositivo é inserido cirurgicamente através de um orifício do crânio, cuja extremidade se mantém posicionada no interior de um dos ventrículos cerebrais.

Como verificar DVE?

Identificar o sistema de DVE no leito do paciente; Realizar curativo na região peri-cateter uma vez por dia e quando necessário; Observar se há extravasamento de líquor ou sinais flogísticos; Inspecionar a região de inserção do cateter na admissão e uma vez por turno, anotando o aspecto da ferida operatória.

Qual a finalidade da derivação ventricular externa?

As derivações ventriculares externas (DVE) têm importante papel terapêutico na Pediatria. Consiste em um sistema de drenagem fechado usado com a finalidade de drenar liquor e auxiliar na aferição da pressão intracraniana (PIC) em crianças com hipertensão intracraniana (HIC).

Como funciona a válvula de DVP?

Por exemplo: a DVP ocorre quando um cateter é inserido no ventrículo através da caixa craniana. O mecanismo passa por baixo da pele do pescoço e do tórax, drenando o LCR até a cavidade peritoneal, onde é absorvido pela corrente sanguínea, drenado pelos rins e eliminado em forma de urina.

Qual a localização da DVE?

A colocação do cateter, ocorre geralmente no ponto de Kocher, localizado de 2 a 3 cm da linha média ou linha mediopupilar – evitando o seio sagital – e a 1 cm anterior à sutura coronal – evitando a faixa motora.

Onde deve ser mantida a DVE?

O sistema deve ser fixado em um suporte próximo do leito para evitar desconexões acidentais e, também, distante dos membros do paciente, reduzindo as chances de contaminação por manipulação inadvertida ou desconexão.

O que é DVE na medicina?

Introdução: o cateter de Derivação Ventricular Externa (DVE) com o cateter de monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) acoplado pode ter complicações graves como infecções do sistema nervoso central, que podem ser prevenidas com medidas simples através dos cuidados de enfermagem.

Quanto tempo dura uma cirurgia DVP?

A colocação da derivação ventrículo-peritoneal é realizada sob anestesia geral. O paciente estará dormindo durante a cirurgia e não sentirá nenhuma dor. O procedimento completo leva cerca de 90 minutos.