Família Matrimonial: formada pelo casamento. Família Informal: formada pela união estável. Família Monoparental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho). Família Anaparental: Sem pais, formadas apenas pelos irmãos.
Família não é apenas um contrato social, onde se dá responsabilidade para o homem e para a mulher. A ideia de Família na Bíblia inclui uma afinidade espiritual, onde não só os sentimentos de amor, respeito e solidariedade fazem parte do relacionamento, mas também aspectos religiosos que nos leva a comunhão com Deus.
É destinada às famílias com elevado número de conflitos. Consiste em entrevistas com a família em sua totalidade, sendo adequadamente conduzida e orientada pelo terapeuta. Os encontros ocorrem, em geral, semanalmente, sendo necessárias duas horas para o momento.
As famílias pluriparentais resultam da pluralidade das relações parentais, fomentadas pelo divórcio, pela separação, pelo recasamento, seguidos das famílias não-matrimoniais e pelas desuniões.
A família anaparental é a família sem pai e sem mãe. Pais morreram e os filhos têm por tutores os avós. Estes novos arranjos são as denominadas famílias sócio-afetivas, que se fundam no afeto, dedicação, carinho e ajuda mútua, transformando estas convivências em verdadeiras entidades familiares.
Existem várias formas de vida familiar e em comunidade, sendo elas de cunho comunitário ou individualista. O primeiro é colaborativo, pois as cada indivíduo fortalece a família e as famílias fortalecem a comunidade, o que causa coesão social.
A dissolução da sociedade conjugal pelo divórcio foi instituída no Brasil mediante a Emenda Constitucional no. 9, de 28 de junho de 1977. Essa família é chamada de família mosaico, composta ou pluriparental, conhecida família “dos seus, dos meus e dos nossos”. ...
A família multiespécie é conceituada como aquela lastreada essencialmente na afetividade inerente na relação humano-animal, tendo em vista que modernamente os animais são considerados como seres sencientes, portanto, dotados dos mais variados sentimentos.
Família extensa ou ampliada é conceito que diz respeito aos parentes paternos ou maternos que tenham vínculos de afinidade e afetividade com o mirim (art. 25, parágrafo único, do ECA).
É a entidade familiar composta por qualquer dos pais e sua prole. A expressão "mono" significa um/único, e "parental" é relativa a pais.