O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas. Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.
Verrugas anogenitais São mais resistentes a tratamentos e, embora não sejam exatamente malignas, podem ser precursoras de tumores malignos, como os do câncer de útero e do câncer de pênis, por isso merecem atenção especial.
Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.
“Geralmente elas surgem a partir da contaminação do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) em lesões e cortes na pele”, diz. As verrugas são também comuns em áreas do corpo em que as pessoas costumam depilar, como no rosto, no caso de homens que se barbeiam, e nas pernas, no caso de mulheres que as depilam.
As verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, que podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha, na região genital ou nas mãos.
Gilvan, “uma forma de prevenir as verrugas é evitando o contato com pessoas infectadas, além de objetos utilizados por outras pessoas”, esclareceu. Além disso, o vírus também pode ser transmitido pelo contato sexual. Para prevenir o contágio, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também indica a vacina contra o HPV.
A simpatia do sal para tirar verrugas, consiste em aquecer o sal em uma colher e colocá-lo na verruga mais velha que tiver, de manhã e em jejum, por 3 dias consecutivos. A lenda diz que, quando a verruga mais velha cair, as outras, se as houver, cairão em seguida. Esta é portanto uma simpatia para todas as verrugas.
A infecção pelo HPV é de difícil prevenção, pois depende do contato de pele doente com pela sadia e não depende da ejaculação. Assim, a camisinha deve ser usada durante toda a relação sexual. Ter um número reduzido de parceiros sexuais também pode contribuir para a redução do risco dessa infecção.