Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= “falso”) apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
Celoma é a cavidade revestida pela mesoderme, sua função é armazenar os orgãos do animal. Em animais que não possuem celoma, são classificados em acelomados. ... E animais que essa cavidade é totalmente revertida pela mesoderme são chamados de celomados. como por exemplo os moluscos.
Digestão. Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido.
Alguns platelmintos apresentam sistema digestório, que é ausente em outras espécies. O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, sendo a boca a única abertura para o trato digestivo. Não apresentam sistema circulatório, tampouco sistema esquelético.
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
As cerca de 20.
Os platelmintos são chamados de vermes achatados, ou planos, e são agrupados dentro do filo dos Platyhelminthes, no Reino Animal. ... São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.
Platelmintos: São achatados, acelomados, sistema digestório incompletos ou ausentes, reprodução assexuada ou sexuada. Nematelmintos: São cilíndricos, pseudocelomados, sistema digestório completo, reprodução sexuada.
O tubo digestório dos platelmintos é incompleto pois não possuem ânus, ou seja, o alimento entra pela boca e o que nao é digerido sai também pela boca. Os nematelmintos possuem o tubo completo, o alimento entra pela boca e o que não é digerido é liberado pelo ânus.
A digestão dos nematódeos é completa, ocorre de forma extra e intracelular, passando o alimento pelo trato digestório. Devido à ausência do sistema respiratório nestes animais, as troca gasosa ocorrem através da superfície cuticular epidérmica.
Os platelmintos Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados. ... Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.