Existe uma infinidade de jeitos para nomear os profissionais que trabalham no ramo musical: técnico de áudio, sonoplasta, operador de som ou até mesmo “menino do som”.
Uma de suas principais funções é o processo de adicionar às cenas a música exata para causar a sensação certa a ser passada. Com muito cuidado, a trilha sonora deve se tornar o par perfeito com a situação que está sendo mostrada.
É de extrema importância ter esse tipo de conhecimento, uma vez que o operador de som precisa dominar todas as fontes de som. Além disso, é necessário saber em qual momento em que precisará mixar/misturar dezenas de canais e fazer com que cada um dos instrumentos se torne audível dentro do mix, e que todos eles cheguem ao áudio gerado para o público.
O mercado de trabalho para um técnico de áudio é grande. Ele pode trabalhar em qualquer atividade que necessite de um profissional do áudio, como, por exemplo: ao lado de bandas, em casas de show, igrejas, rádio, TV, universidades, teatro ou trios elétricos.
Outro local de trabalho em que se faz necessária a presença do operador de som é durante as gravações. Isso pode ser dentro de emissoras de rádio e de televisão. Seguindo as indicações do diretor de som e apoiado pelo assistente de som, ele faz a captação.
Que tal? Conheça mais sobre os fundamentos essenciais da publicidade em nossos cursos online com certificado. É um ótimo conteúdo auxiliar à aula de sonoplastia e locução, ideal para te deixar ainda mais qualificado para o mercado.
É sempre bom lembrar que as atividades de radiojornalismo são massivas e no estilo "hard news", ainda mais no horário nobre do rádio. Devem-se incluir todos os assuntos e explicá-los seguindo técnicas de locução aprimoradas constantemente – do trabalho com a voz à interpretação de textos, entre muitas outras demandas.
Vale lembrar que, de modo geral, o sonoplasta é tratado como operador de áudio em muitos casos, inclusive na TV e no cinema. Em nosso curso online você pode entender melhor sobre o que faz um sonoplasta e quais são suas principais funções, além de um guia completo sobre o que é sonoplastia.
Esta é uma profissão fascinante, especialmente aqueles que gostam do mundo sonoro. Se esse é o seu caso, é bom investir na sua formação. Nesta área, o conhecimento autodidata deixa muito a desejar, porque existem muitas coisas que só consegue saber a partir de um curso profissionalizante, com especialistas na área.
"O termo SONOPLASTA, de SONOPLASTIA, não é ideal para dar nome ao infeliz que fica em uma mesa de som. Sonoplasta é aquele cara que põe efeitos sonoros em teatro, filmes, programas de tv, etc. Acho que o melhor termo a ser usado é Operador de Áudio".
Atenção que existe uma diferença entre um sonoplasta e um técnico de som. Enquanto o sonoplasta trabalha apenas na produção de fundos sonoros e efeitos especiais, o técnico de som (operador de som) trabalha com o sistema de equipamentos de som, operando e fazendo a sua manutenção.
Já o operador de som trabalha especificamente com a manipulação e operação de equipamentos de som. Ele, junto com o assistente de som, efetua o controle de todo o som durante os ensaios e espetáculos. Ele é o responsável por captar e registrar o som.
Recorrer a um bom curso online é o primeiro passo, por isso apresentamos neste artigo o Curso Online Locução e Sonoplastia, do Educamundo, estruturado com módulos completos e explicativos. Esse é um dos melhores cursos a distância correlatos a esse campo, visto a pouca variedade de cursos online referente a essas pautas.
Para não correr risco de passar vergonha, e para valorizar cada um dos profissionais que trabalham lado a lado para garantir a qualidade de som que consumimos, separamos a definição das profissões citadas.
Não é por menos que os maiores locutores brasileiros provém desse meio. De acordo com Luiz Roberto De Múcio, atuante nos dois veículos, o narrador esportivo deve tomar pequenas decisões em um curto espaço de tempo durante as duas horas que fica ao microfone. É um trabalho que demanda muita disciplina e concentração, porém muito prazeroso.
Se você gostou do texto, ficará ainda mais impressionado ao estudar o Curso Online Locução e Sonoplastia, que possui manuais excelentes com tudo sobre sonoplastia, técnicas de locução e uma infinidade de temas pertinentes. Realize esse curso online com total autonomia e liberdade, quando e onde quiser, sem alterar sua rotina de compromissos.
Para criarem os efeitos sonoros, os sonoplastas usam vários instrumentos, como, por exemplo, pentes, areia, papel celofane, entre tantos outros. Com o avanço da tecnologia, já existem bancos de sons que o sonoplasta pode aceder para usar no seu dia a dia.
Além de tudo isso que já comentamos, o sonoplasta costumava ter um trabalho a mais! Para simular as mais diversas situações, antigamente os sonoplastas tinham que criar sons do zero até que se assemelhassem às suas necessidades.
Os sonoplastas podem trabalhar no cinema, editoras, teatro, rádios, televisão, estúdios discográficos, espetáculos de música, companhias de dança, empresas de audiovisuais, empresas de vídeo, assim como outros locais que exijam a composição de fundos e efeitos.
Logo, locutores e sonoplastas trabalham sempre juntos. Alguns especialistas definem até que o sonoplasta é o apoio do narrador ou que o narrador tem em sua voz uma das ferramentas de trabalho utilizadas pelo sonoplasta. De qualquer forma, ambos são responsáveis por um trabalho muito valorizado em todo o campo da comunicação.
Fique atento: comece a prestar atenção nas narrações de matérias e apresentações de TV, avaliando cada segmento e como acontece. Da mesma forma, perceba como é o trabalho sonoro dessas peças para ter noção da função do sonoplasta.
O profissional trabalha como um “artista plástico” do som. Ele irá usar os seus conhecimentos para trabalhar com a trilha sonora de um produto. Quando falamos trilha sonora, o trabalho do sonoplasta vai além de apenas acrescentar uma música romântica em uma cena de amor, por exemplo.
O operador de som é que manipula (opera) equipamento de som, já o assistente de som é aquele que ajuda o operador de som e que segue as instruções do diretor de som.
O operador de áudio é um profissional que opera a mesa de áudio durante gravações e transmissões, respondendo por sua qualidade. É ele que é responsável pela nitidez e qualidade do áudio em apresentações e gravações.
Sonoplasta é a pessoa encarregada de estudar, selecionar e aplicar efeitos sonoros e ruídos num programa de rádio ou televisão. Trazendo para o nosso mundo Music, o sonoplasta da igreja, tem uma importância fundamental na Ministração do Louvor nos cultos.
Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados, que se dividem em ruídos naturais e ruídos de efeito.
Sonoplastia é o processo de criar, captar e manipular sons a fim de produzir efeitos sonoros para vídeos, filmes, teatro, rádio e outros. ... Game of Thrones sem os sons penetrantes de urros de dragões, Piratas do Caribe sem ventos uivantes e tempestades, Star Wars sem o “barulhinho” do sabre de luz…
Ajuda a reter a atenção da audiência Assim como as luzes, os sons também são responsáveis por manipular nossas emoções, direcionando-as para aquilo que o sonoplasta busca. Repare que alguns programas de comédia aderem efeitos sonoros de risadas ou aplausos, a fim de induzir a audiência para rirem das suas piadas.
Todos os sons presentes no universo ficcional em que se passa a ação. São aqueles que os personagens e público conseguem escutar.
Os artistas de Foley, ou sonoplastas, recriam sons de ambiente (sons naturais) que inculcam verosimilhança, reforçando o efeito de realidade, dando vida a uma cena.
As linguagens sonoras são linguagens que envolvem o uso de algum método de emissão de som, como a fala humana, o latido do cão ou a comunicação através de autofalantes.
Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.
A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais. São exemplos os fonemas que expressam, por exemplo, o som do riso: “hahahaha, kkkkkk, rsrsrs”. ...
Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.
Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. ... Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando.
a onomatopeia reproduz o som de uma campainha.
relógio