É muito fácil. Um intervalo representa os números que estão contidos nele. O intervalo aberto é representado por um colchete abeto e o intervalo fechado por um colchete fechado. Quando o intervalo é aberto significa que o número junto a ele não está representado, ou seja, não faz parte do intervalo.
Dizemos que um intervalo é aberto quando seus extremos não estão incluídos. Exemplo: Geometricamente representamos por uma bolinha branca indicando o elemento não incluído: O intervalo também é aberto quando indicamos apenas um dos extremos e o outro pode ser uma infinidade de elementos à direita ( ) ou à esquerda ( ).
Basta: 1) calcular os pontos médios de cada intervalo. Para isto basta somar os extremos de cada intervalo e dividir por 2. Por exemplo, o ponto médio do intervalo 0–2 é calculado assim: (0 + 2) / 2 = 1.
Clique perto da extremidade esquerda de um documento para traçar ponto esquerdo da linha, em seguida, pressione e segure a tecla "Shift" para indicar que você quer desenhar uma linha horizontal. Esta linha irá representar o eixo numérico onde traçar a notação de intervalo .
Orientação: Oriente os alunos que intervalo na reta real é um espaço entre dois pontos, e que todos os números contidos no intervalo formam um subconjunto dos números reais. Propósito: Compreender que os números contidos no intervalo real são um subconjunto dos números reais.
Conjuntos numéricos são coleções de números que possuem características semelhantes. Eles nasceram como resultado das necessidades da humanidade em determinado período histórico. Veja quais são eles!
Na Matemática, existem dois tipos de números: os positivos e os negativos. Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal. Os números negativos são representados por um sinal de “-” na frente.